“Cenário de guerra e força sobrenatural” afirma Fetag-RS após visita aos municípios atingidos pelas enchentes

Foto: divulgação.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – Fetag-RS realizou, na última semana, visitas aos municípios de Muçum, Arroio do Meio, Roca Sales, Encantado e Relvado. As visitas tiveram como objetivo prestar apoio e solidariedade aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais locais e aos agricultores que sofreram severamente com as enchentes.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que esteve realizando as visitas afirma que “o cenário é desolador, comparado a um verdadeiro campo de batalha”. O dirigente constatou a devastação de centenas de propriedades rurais. Agricultores relataram a perda total de suas plantações, a morte de animais e a destruição completa das infraestruturas de produção. Além disso, os nutrientes do solo foram severamente comprometidos, colocando em risco o futuro das colheitas e consequentemente, a subsistência das famílias que dependem da agricultura. “A situação é catastrófica e requer ações emergenciais” reforça Carlos Joel.

O dirigente expressou profunda tristeza ao ver de perto o sofrimento dos agricultores. “A mesmo tempo em que vimos a destruição, também vimos retratos de uma força sobrenatural das famílias. Os agricultores não perderam a esperança em acreditar na terra e na reconstrução de suas propriedades. Ouvimos histórias que são lições de vida”.

A Fetag-RS reforça a necessidade urgente de organização da infraestrutura das estradas para que as famílias possam se deslocar e escoar a produção.  No próximo mês a Federação estará percorrendo todo o estado em um roteiro de debate com os Sindicatos filiados para construir ações de fortalecimento da agricultura familiar. Ainda, a entidade está mobilizando esforços para garantir que os afetados recebam todo o suporte necessário, desde assistência financeira até orientação técnica para a recuperação das propriedades.

Informações: Fetag.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.