CTB participa do I Encontro Nacional de Movimentos Sociais de Mulheres e Feministas e é eleita no CNDM

Foto: CTB.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou, através da secretária da Mulher Trabalhadora, Celina Arêas, do I Encontro Nacional de Movimentos Sociais de Mulheres e Feministas, ocorrido em Brasília, nos dias 27 e 28 de maio. O evento, com o tema “Pela Vida das Mulheres: um Consenso Entre Nós”, teve como objetivo debater políticas públicas, direitos das mulheres e a importância da atuação dos conselhos municipais e estaduais na promoção da equidade e no combate à violência. Além disso, no dia 24 de maio, houve a eleição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, onde a CTB foi eleita.

A programação incluiu debates, mesas redondas e oficinas que visavam fortalecer a articulação entre os movimentos sociais e a atuação das mulheres. Durante o encontro, Celina Arêas, secretária da Mulher Trabalhadora, destacou a importância do conselho nacional de direitos da mulher e a participação da CTB nesse processo.

Fundação do Conselho Nacional de Direitos da Mulher

O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher foi fundado em 1985 e desde então tem sido ativo na luta por direitos das mulheres. No dia 24 de maio, ocorreu a eleição dos membros que vão representar no próximo mandato de direitos das mulheres. O conselho é composto por 41 representantes mulheres, incluindo 16 representantes do governo e 21 representantes da sociedade civil, incluindo 14 organizações de mulheres e 7 organizações do movimento sindical.

Participação da CTB

A CTB concorreu ao processo de eleição e, pela primeira vez, mais de 100 entidades participaram. A CTB, representando o movimento sindical, foi a segunda entidade mais votada, com 42 votos. Celina Arêas, secretária nacional da Mulher Trabalhadora, foi eleita para representar a CTB no próximo conselho.

Expectativas para o Conselho

Celina Arêas destacou que a CTB será representada por ela mesma no próximo conselho e que espera que haja avanços na situação das mulheres no Brasil. Ela mencionou questões como salários iguais entre mulheres e homens e a questão política como prioridades para o conselho.

“Vamos participar do próximo conselho e faremos que haja avanço na nossa situação no Brasil. Seja na questão de salários iguais entre mulheres e homens, ou questão política. Contem comigo no conselho e espero que façamos um bom mandato”, disse Celina Arêas.