Reunião tenta buscar acordo em ação civil pública ajuizada pelo MPT para reparação a trabalhadores envolvidos
O Tribunal Superior do Trabalho promoveu, na última quarta-feira (29), audiência de conciliação entre a Petróleo Brasileiro S. A. (Petrobras), a Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), entidades sindicais e o Ministério Público do Trabalho (MPT), na busca de um acordo em ação civil pública. A audiência foi conduzida pelo ministro Alexandre Ramos.
A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho em 2021, após a demissão em massa de empregados da Ansa para o plano de “hibernação” (parada total de produção, com procedimentos operacionais para a conservação dos equipamentos) da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. A motivação do MPT é buscar a reparação de danos e a possível reativação da unidade.
A audiência de conciliação no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal Superior do Trabalho (Cejusc/TST) foi solicitada pelo MPT. Desde 2021, já foram realizadas cinco reuniões diretas para discutir a possibilidade de retorno das atividades da Ansa e a reparação de danos.
Ao final do encontro, o ministro Alexandre Ramos elogiou a maturidade das partes em negociar e manifestou a certeza de que se chegará ao melhor acordo para a empresa, os trabalhadores e a sociedade.
Fonte: Nathália Valente/CF – Secom TST
Foto: Fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A – ANSA – Agência Petrobras