CTB participa de reunião com Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

Foto: André Oliveira

Na terça-feira (28), o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reuniu-se com as centrais sindicais: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores, para debater a proteção de direitos e o progresso dos serviços federais. A CTB esteve presente na reunião e foi representada pelo presidente da CTB-DF, Flauzino Antunes.

Importância da previdência no Brasil

O ministro Lupi propôs a realização de um seminário nacional para apresentar e analisar os dados relacionados à seguridade social, bem como detalhar a evolução do atendimento humanizado no INSS e na Perícia Médica Federal. “Nós, da CTB, estivemos junto à CNI fazendo um debate sobre a reindustrialização do país e existe uma narrativa perante ao empresariado de que a previdência seria o grande entrave para a reindustrialização do país e no debate surgiu a construção de um seminário com o Ministério da Previdência para defender a importância da previdência”, disse Flauzino.

“São 40 milhões de brasileiros que têm o benefício perante a previdência. São mais de 65% dos municípios do interior e a maior aplicação de recursos federais é através dos aposentados e pensionistas da previdência. Então, se isso acabar, 65% dos municípios vão ficar desassistidos e desamparados devido à baixa circulação de recursos nesses municípios”, pontuou o presidente da CTB-DF.

Ao relatar as conquistas acumuladas desde a recriação da pasta, em janeiro de 2023, o ministro Lupi enfatizou a implementação de ações prioritárias de curto e médio prazos. “Maior programa social do mundo, a Previdência retomou o caminho do desenvolvimento através de medidas estruturantes, como a implementação do Atestmed, a convocação de novos servidores e o investimento nos canais de atendimento, incluindo as reformas de agências em todo o país”, concluiu.

Foto: André Oliveira.

Com informações: GOV.