CTB participa do 13° Congresso da FINDECT

Foto: Findect.

O 13° Congresso da Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (FINDECT), está em pleno andamento em São Paulo desde o dia 22 de maio. Este evento significativo reúne importantes sindicatos do setor dos Correios no Brasil, proporcionando uma plataforma essencial para a organização da categoria em defesa do acordo coletivo de 2024 e 2025. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esteve presente com o presidente da CTB-SP, Rene Vicente.

“A organização faz com que os trabalhadores lutem de maneira mais qualificada, buscando resultados melhores”, disse Rene Vicente. Essa declaração reforça a necessidade de uma abordagem estratégica e bem-informada para alcançar as metas da categoria.

Temas em debate

A mesa de abertura contou com a presença dos presidentes dos sindicatos filiados à FINDECT, ressaltando a importância da união e da representatividade sindical. Este momento inicial marcou o início da campanha salarial, evidenciando a relevância da colaboração entre os sindicatos para enfrentar os desafios que se apresentam.

O congresso se estenderá até o dia 24 de maio, incluindo debates intensos e fundamentais sobre diversos temas de interesse para a categoria. Entre os tópicos mais relevantes estão a pauta de reivindicações, questões relacionadas às mulheres, a questão racial e os desafios do plano de saúde. Cada tema será discutido com profundidade, buscando alinhar estratégias e fortalecer a posição dos trabalhadores dos Correios nas negociações futuras.

Enfoque nas mulheres trabalhadoras

Um dos destaques do congresso foi a Mesa das Mulheres, dedicada inteiramente às pautas relacionadas às trabalhadoras dos Correios. Este espaço vital debate temas importantes e urgentes, focando na defesa dos direitos das mulheres dentro da categoria. A iniciativa reflete o compromisso da FINDECT com a igualdade de gênero e a valorização das contribuições das mulheres no setor.

Análise econômica e reivindicações

No segundo dia do congresso, uma apresentação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) destacou os índices de inflação e os reajustes salariais e de benefícios. Estas informações são essenciais para embasar os debates sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores, fornecendo dados concretos para as negociações do acordo coletivo de trabalho 2024/2025.