Concurso Unificado será em 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

Brasília (DF) 18/07/2023 - A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck (c), acompanhada pelo Sec. Gestão de pessoas MGI, José Lopez Feijão (e) e da Sec. Adjunta durante entrevista coletiva para anunciar a autorização para novos concursos públicos para orgãos do poder Executivo Federal. Foto: Jodson Alves/Agencia Brasil

As avaliações iriam acontecer no dia 05 de maio, mas foram adidas devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Um novo cronograma será divulgado em breve

O ministério da Gestão divulgou nesta quinta (23), a nova data do chamado “Enem dos Concursos”. O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) vão ocorrer no dia 18 de agosto em 228 cidades do país.

Inicialmente, as provas ocorreriam em 5 de maio. No entanto, o governo federal adiou o concurso em decorrência das fortes chuvas que atingiram quase 95% (468, dos 497) dos municípios do Rio Grande do Sul. Desde o fim de abril, a tragédia já provocou 163 mortes, além de alagamentos e prejuízos ainda não calculados.

Por isso, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil e enviados para um local seguro.Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no “Enem dos concursos”. Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.

Segundo o Ministério da Gestão, um novo cronograma completo será divulgado em breve. De acordo com a pasta, os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e não foi identificada qualquer violação ao material.

Com a remarcação das provas, o Ministério precisará confirmar a disponibilidade de cada um dos locais de aplicação do certame nacional novamente. A prioridade do MGI será manter os endereços definidos anteriormente. Especificamente sobre os municípios do Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos fará tratativas para garantir o acesso de todos os inscritos no estado.

Em 7 de agosto, o candidato poderá acessar novamente o cartão de confirmação de inscrição do concurso para checar se o local da prova foi mantido ou alterado. O documento com detalhes da inscrição estará disponível na Área do Candidato, no mesmo site em que o cidadão fez a inscrição.

Para acessar, é preciso fazer login e senha do portal do governo federal, o Gov.br. As provas serão aplicadas nas 27 unidades da federação pela Fundação Cesgranrio.

Informações: Vermelho.