Sindicato dos Comerciários de Itabuna-BA celebra 78 anos com a marca da luta

Foto: CTB-BA.

Festa para a categoria comerciária de Itabuna e região, nesta segunda (20), com as celebrações dos 78 anos do Sindicato dos Comerciários. Para marcar a data, foram programadas diversas atividades, como o café da manhã, a Copa dos Comerciários e a realização do tradicional Forró dos Comerciários, no dia 08 de junho.

Para a presidenta da entidade, Amanda Santos, a marca principal da trajetória tem sido a luta, especialmente no período das gestões classistas. “A história do Sindicato é marcada por lutas e conquistas significativas que melhoraram a vida dos comerciários e comerciárias de nossa região. Esses 78 anos representam a força e a união de todos que fizeram e fazem parte desta entidade. Continuaremos trabalhando com a mesma dedicação para garantir os direitos e a valorização da categoria, reforçando a importância da solidariedade entre os trabalhadores e as trabalhadoras para alcançar um futuro mais justo e igualitário”, afirmou.

A dirigente ressalta que, desde a criação, o Sindicato tem sido uma força vital na defesa dos direitos da categoria e da classe trabalhadora, lutando por melhores condições de trabalho, salários justos e benefícios para a categoria. E que a tem se destacado por sua dedicação, compromisso e diversas ações sociais, educativas e culturais. “A celebração deste aniversário é um momento para refletir sobre as conquistas alcançadas e reafirmar o compromisso com os desafios futuros”, ponderou.

Presidente da FEC Bahia e dirigente dos Comerciários, Jairo Araújo destacou que vários avanços conquistados no comércio baiano foi fruto da ação firme das entidades. “Muitos direitos que temos não estão na CLT. Fazem parte das convenções coletivas assinadas pelos sindicatos durante as campanhas salariais, beneficiando a categoria em todo o estado. Temos que celebrar muito”, enfatizou.

A vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB) destacou a importância do Sindicato nas lutas gerais da sociedade. “Podemos ver os dirigentes em apoio a outras categorias e defendendo interesses importantes do nosso povo nas lutas chamadas pelas centrais sindicais. Nosso mandato está à disposição dessa categoria essencial em nossa cidade”, disse.

HISTÓRIA DE LUTAS

Fundado oficialmente em 20 de maio de 1946, o Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região ganhou destaque nos anos 50 ao liderar uma campanha pela implantação da Semana Inglesa, exigindo a redução da jornada de trabalho. Durante o período do Regime Militar, adaptou suas atividades priorizando o lazer e a formação.

Com gestões classistas mais recentes, a entidade desenvolve um sindicalismo que combina a luta econômica com a luta política e ações em diversas áreas para a categoria. “Além de promover esporte, lazer e cuidar da saúde da categoria, ao longo desses 78 anos sempre defendemos os direitos da classe trabalhadora, das mulheres, do povo negro, dos povos originários e da democracia. Nossa história é um testemunho vivo da importância do movimento sindical na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Que os próximos anos sejam marcados por ainda mais avanços e vitórias para a categoria comerciária e para o povo brasileiro”, diz o texto no site do Sindicato.

Fonte: FEC Bahia