O presidente chinês, Xi Jinping, enviou mensagem ao presidente Lula na qual lamenta as vítimas das enchentes que abalam o Rio Grande do Sul e e manifesta solidariedade ao povo gaúcho.
Pelas redes sociais, a Embaixada da China no Brasil, divulgou a mensagem de Xi, que é a seguinte.
“Em nome do governo e do povo chinês, quero manifestar profundo pesar pelas vítimas, e a solidariedade com os seus familiares e os feridos. Estou convicto de que as pessoas das regiões atingidas definitivamente vencerão as calamidades e recuperarão seus lares o mais rápido possível”, assinalou Xi Jinping.
Dona da maior economia do mundo, a China, dirigida pelo Partido Comunista, é parceira do Brasil no Brics, cujo Banco de Desenvolvimento, presidido pela ex-presidenta Dilma Rousseff, vai desembolsar R$ 5,7 bilhões para ajudar o povo gaúcho a enfrentar e superar a tragédia.
Esses dois fatos fortalecem os laços de unidade e solidariedade entre China e Brasil, bem como no interior do Brics, que aos poucos se consolida como uma alternativa ao G7 e seus tentáculos como o Banco Mundial e o FMI, guardiões da decadente ordem financeira hegemonizada pelos EUA, duas instituições que, por sinal, até agora não moveram uma palha em socorro às vítimas das enchentes.
Foto: Ricardo Stuckert