FENCCOVIB e FNE participam de Conferência Internacional em Liverpool que reuniu sindicalistas portuários de todo o mundo

Foto: Fencoovib.

Nos dias 8 e 9 de maio, o International Dockworkers Council (IDC) organizou sua conferência anual na cidade de Liverpool, na Inglaterra. Mais de 200 delegados representando sindicatos portuários de diversos países se reuniram para abordar uma variedade de questões cruciais relacionadas ao trabalho nos portos. A delegação brasileira, composta por sete representantes da Federação Nacional dos Conferentes de Carga e Vigias (FENCCOVIB) e da Federação Nacional dos Estivadores (FNE), desempenhou um papel fundamental nas discussões. A delegação brasileira contou com sete delegados da FENCCOVIB e da FNE: José Adilson Pereira (presidente da Federação Nacional de Estivadores – FNE), Robson Wilson dos Santos (FNE), Ernando João Alves Junior (FENCCOVIB), José Eduardo Antunes Santos (FENCCOVIB), Marcos Ventura Alves (FENCCOVIB), Alexandre Oliveira Rosa (FENCCOVIB) e Raudimar Andrete (FENCCOVIB).

Durante a conferência, foram apresentados relatórios abordando uma ampla gama de tópicos, incluindo medidas para melhorar a saúde e segurança no trabalho portuário, promover a igualdade de gênero, capacitar jovens trabalhadores, lidar com a automação e fortalecer a solidariedade internacional entre os sindicatos. O foco principal dessas discussões era garantir a proteção e a promoção dos direitos dos trabalhadores portuários em todas as partes do mundo.

Destacando a situação na América Latina, o painel dedicado à região trouxe à tona preocupações urgentes, como a precariedade enfrentada pelo Porto de Itajaí no Brasil e os ataques aos direitos dos trabalhadores portuários avulsos promovidos por entidades patronais. Os representantes das federações brasileiras voltaram para casa com o respaldo vital do IDC em sua luta pela manutenção da autoridade portuária pública e pela preservação da exclusividade profissional dos trabalhadores portuários avulsos, conforme previsto na legislação.

“Esse evento foi muito importante para os portuários brasileiros, pois ficou evidente a preocupação dos demais integrantes do IDC com o futuro do trabalho nos portos do Brasil. Saímos de Liverpool, cidade emblemática para o movimento sindical portuário, com a renovação do apoio internacional. É como diz o lema da entidade: ‘Se estamos unidos é impossível falhar'”, afirmou José Eduardo Antunes, presidente do CONFEPAR e diretor da FENCCOVIB, além de vice-presidente da Frente Intersindical de Paranaguá.