CTB participa de reunião do Conselhão em apoio às vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul

Foto: CTB.

Na tarde desta quinta-feira (16), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representada pelo seu presidente Adilson Araújo, marcou presença em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República, conhecido como Conselhão. O foco do encontro foi direcionado para as ações de socorro e apoio às vítimas da devastadora catástrofe climática que assola o estado do Rio Grande do Sul.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, reiterou a necessidade de celeridade na resposta, destacando a importância da execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para garantir a reconstrução eficaz e rápida do estado. “O governo segue disposto a tomar as medidas e a interlocução com o Conselho é mapear as ações, fortalecer o atendimento, ampliar a corrente de solidariedade, porque esse é um plano que vai exigir celeridade, mas é necessário que o Brasil se volte à urgência do problema. As pessoas sem casas, muitas delas em abrigos, revelam que o passo mais acelerado será necessário para que possamos superar essa etapa tão difícil e triste que abate o povo brasileiro, sobretudo o povo do Rio Grande do Sul. O ministro enfatiza a necessidade da convocação de uma reunião emergencial do conselho para que possamos avançar na construção de um caminho sustentável e rápido do estado do RS. Esses indicadores vão despertar a atenção da necessidade para ambicionarmos um grande programa de reconstrução do país. As bases fundamentais para darmos um passo mais célere são exatamente a execução do PAC, que o governo federal já aprovou, já que as demandas irão exigir maior dinamismo nos encaminhamentos das ações e liberação dos recursos. Portanto, maior investimento e atenção para essas necessidades que reclamam respostas emergenciais”, disse o presidente.

Mobilização do Conselhão diante da calamidade no RS

Com a catástrofe climática desencadeada no final de abril de 2024 e a subsequente declaração de calamidade pública em 1º de maio pelo estado do Rio Grande do Sul, o Conselhão foi convocado para uma reunião extraordinária pelo Presidente da República. O objetivo principal foi reunir as informações sobre as ações em andamento, coordenadas pelos conselheiros, visando ampliar o apoio e a eficácia nas áreas afetadas.

Compromisso com a reconstrução sustentável

Em destaque durante a reunião, o Ministro Alexandre Padilha ressaltou que o propósito central era buscar a colaboração do Conselho na concepção de um plano de reconstrução sustentável para o estado do Rio Grande do Sul. O cenário apresentado, com 80 mil pessoas em abrigos, 50 mil casas inundadas e 200 mil desalojados, demanda ações imediatas e eficientes.

Chamado à ação urgente

O Ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul,Paulo Pimenta e o Ministro do Desenvolviomento Regional do Brasil, Waldez Góes, enfatizaram a necessidade premente de medidas concretas e rápidas. A interlocução com o Conselhão visa não só mapear as ações em andamento, mas também fortalecer o atendimento, ampliar a solidariedade e garantir uma resposta ágil diante da emergência enfrentada pela população gaúcha.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.