Andreia Diniz, da Fitmetal, assume Fórum Emprego e Renda de MG

Foto: divulgação.

Economista Diogo Santos apresentou a Nota Técnica “Política Industrial a Serviço de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento para o Brasil”

A Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) está à frente do Fórum Estadual Emprego e Renda de Minas Gerais. Em reunião na quarta-feira (8), na sede da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais), em Belo Horizonte, a secretária de Finanças da Fitmetal, Andreia Diniz, foi eleita copresidenta do colegiado.

Andreia vai substituir Marco Antônio de Jesus, da FEMCUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT). Ela fará a representação dos trabalhadores, com mandato de um ano. O representante patronal e presidente do Fórum será Flávio Roscoe, que preside a Fiemg.

Na reunião, o economista Diogo Santos, assessor da Fitmetal, apresentou a Nota Técnica “Política Industrial a Serviço de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento para o Brasil”. O documento, elaborado por Diogo, é fruto de uma parceria entre Fitmetal, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e FSM (Federação Sindical Mundial). Seu conteúdo mostra o ponto de vista dos trabalhadores para a reindustrialização do País, em diálogo com o projeto Nova Indústria Brasil (NIB), lançado pelo governo Lula.

“Olhando para o futuro, não há outro caminho de desenvolvimento para o Brasil que não passe necessariamente pela modernização e transformação da nossa estrutura produtiva – e no coração dela está a indústria”, disse Diogo. Em nome da Fitmetal, o economista propôs ao Fórum que ajudasse a levar mais a pauta da indústria para a sociedade. Clique aqui para ler a íntegra da Nota Técnica

Valéria Morato, vice-presidenta nacional da CTB e presidenta estadual da CTB-MG, também participou do encontro. “Desde que foi fundada, em 2007, a CTB defende um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil, que tenha como base a reindustrialização da economia”, disse Valéria. “A indústria é sinônimo de progresso e soberania — mas também de empregos decente e mais qualidade de vida.”

A próxima reunião do colegiado foi agendada para 26 de junho, no Centro de Inovação e Tecnologia do Senai, em Belo Horizonte. Informações: Fitmetal.