*por Anderson Pereira (assessoria do SAAEMG)
O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG) realizou, entre os dias 8 e 26 de abril, na capital e nas diretorias regionais, a sua Campanha de Vacinação contra a gripe. Ao todo, 648 auxiliares de administração escolar receberam, gratuitamente, o imunizante. O número foi 13,68% maior em relação ao ano de 2023, quando 570 trabalhadores se vacinaram.
Além de Belo Horizonte, foram imunizados os auxiliares de administração escolar das cidades de Sete Lagoas, Divinópolis, Pará de Minas, Itaúna, Formiga, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Ponte Nova, Viçosa, Congonhas e Patos de Minas.
Em Belo Horizonte, o associado André Henrique Bernardino dos Santos, de 32 anos, trabalhador do Colégio Santo Agostinho, foi um dos associados que se vacinaram. Assim que teve conhecimento da Campanha de Vacinação, ele conta que não pensou duas vezes para se vacinar contra a gripe.
“Tomo a vacina todos os anos, mas essa é a primeira vez que recebo a dose no Sindicato. Fique sabendo dessa iniciativa na escola onde trabalho.Acho importante a gente se prevenir contra a gripe, principalmente nesse período em que o vírus circula mais”, disse ele. Sobre o atendimento de saúde no SAAEMG, Santos elogiou a agilidade e a comodidade. “Aprovado”, afirmou.
O aposentado Umberto Mossri, de 50 anos, toma a vacina todos os anos no Sindicato. Ele também aprova o atendimento no SAAEMG e lembra que “vacinar é se prevenir contra doenças e, ao mesmo tempo, não transmitir vírus para outras pessoas. Ações como essa são fundamentais”.
O coordenador pedagógico da Comunidade Sião, Adelino Júlio Nicodemos Neto, de 53 anos, afirma que toma a vacina contra a gripe há dez anos e, desde então, se viu livre do vírus. “Hoje há muita desinformação sobre vacinas. Há dez anos não tenho nenhum sintoma de gripe”, comemora ele.
“Vacinas salvam vidas! Justamente por isto, que nós do SAAEMG somos totalmente a favor da campanha de vacinação contra a gripe, para prevenir uma doença que para alguns é simples, mas para outros é muito grave. Estamos fazendo a nossa parte para que possamos atingir o maior número possível de pessoas imunizadas”, afirma Carolina Andrade, presidenta do SAAEMG.
A vacinação contra a gripe é oferecida todos os anos pelo Sindicato. Em Belo Horizonte, a categoria foi vacinada na sede do SAAEMG. Em algumas cidades do interior, os associados foram vacinados nas escolas ou mesmo nos laboratórios parceiros. A campanha foi realizada em parceria com a VACSIM – Vacinas & Exames Laboratoriais, empresa mineira especializada em imunização há 24 anos.
Vacinação ampliada
O auxiliar de administração escolar que não conseguiu se vacinar no Sindicato pode receber a vacina no SUS. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias. A partir de agora, pessoas com mais de seis meses podem se vacinar contra a gripe.
Clique aqui e assista o vídeo da campanha.
Com a ampliação, o Ministério da Saúde “busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno”.
O Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
Grupos prioritários da Campanha de Vacinação
- Crianças
- Idosos
- Gestantes
- Caminhoneiros
- Povos indígenas
- Pessoas com deficiência
- Professores
- Trabalhadores da saúde
Outros grupos prioritários
- Crianças de seis meses até menores de seis anos
- Puérperas
- Quilombolas
- População em situação de rua
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Trabalhadores portuários
- Força de segurança, salvamento e Forças Armadas
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário