O Conselho Estadual de Saúde (CES) promoveu uma reunião nesta quarta-feira (08), para discutir o Movimento Mais SUS é Mais Brasil. Apresentado pelo ex-Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos, o tema destacou a importância de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
Esta iniciativa busca ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população brasileira, enfatizando a necessidade de uma gestão mais eficiente e inclusiva.
Na oportunidade Ronald convidou os conselheiros para o lançamento oficial do movimento que acontece na sexta (10/05) na Assembleia legislativa de SC com a presença, da farmacêutica, professora aposentada da UFSC, Clair Castilhos
Além disso, a reunião abordou também o tema da Saúde Mental, trazendo contribuições significativas de Ludmila Malta. A saúde mental é uma questão cada vez mais relevante em nossa sociedade, e sua inclusão na agenda do CES demonstra o compromisso com o bem-estar integral dos cidadãos.
Outro destaque foi a homologação do regulamento da Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, um passo fundamental para garantir a realização em Santa Catarina desse importante evento, cuja etapa nacional, a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (4ªCNGTES) acontece em dezembro.
A reunião do CES foi conduzida pelo Conselheiro Alesandro Pickcius, representante do Sindfar-SC/ e da CTB-SC, e contou com a participação da Conselheira Aline Mayer, representante da FETAESC/CTB-SC. A presença dos membros do conselho destaca o compromisso coletivo com a promoção da saúde e o fortalecimento do SUS em Santa Catarina.
Informações: CTB-SC.