Visite o campo sem sair da cidade: tem início a 15ª AgriMinas, em BH

Teve início, nesta quarta-feira (8), a AgriMinas (Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais). Promovida pela Fetaemg (Federação dos Trabalhadores e Agricultura de Minas Gerais), a feira chega em 2024 à sua 15ª edição como a maior do setor no país. Neste ano, estão presentes cerca de 400 expositores e a expectativa é receber 100 mil visitantes nos 5 dias de evento.

A abertura contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que afirmou ser necessária uma transição tecnológica que facilite e aprimore o trabalho no campo: “Nosso objetivo é a soberania alimentar. Para isso precisamos aumentar a produção de alimentos, que são, em sua grande parte, produzidos pela agricultura familiar”.

Ao citar o desastre climático no Rio Grande do Sul, o ministro defendeu a urgência de promover uma agricultura de base regenerativa. “É necessário acelerar os cuidados para não acelerar a emissão de gases do efeito estufa. Fazer uma transição de uma agricultura de base química para uma de base biológica, agroecológica, investir em florestas produtivas de forma a trazer retorno econômico”, afirmou.

Ele também defendeu o aumento do investimento na agricultura familiar através de um novo Plano Safra. “A meta é que o crédito chegue ao pequeno produtor, e que além dele, haja acesso à assistência técnica”, afirmou.

Para Vilson Luís da Silva, presidente da Fetaemg e idealizador da AgriMinas, o mais importante no momento é o acesso dos agricultores ao conhecimento: “Precisamos de assistência técnica e pesquisa. Ter crédito sem saber como usar pode até se tornar um problema”.

Sobre a feira, Vilson afirmou ser um importante canal de divulgação do trabalho dos produtores, com possibilidade de fechar negócios, além da geração de emprego e renda: “Hoje, muitos produtores não estão mais aqui porque já tem toda a sua produção comercializada”.

Também esteve presente na abertura a presidenta da CTB Minas, Valéria Morato, que destacou a importância do trabalho do agricultor e da agricultora familiar tanto na economia quanto para a alimentação da população.  “Ao produzir na casa de vocês, na roça de vocês, vocês alimentam todo o nosso estado de uma forma grandiosa”. Ela também lembrou que a CTB está presente na AgroMinas desde o início: “Temos muito orgulho de ter a Fetaemg filiada à nossa Central. Essa feira remete a um lugar de aconchego e acolhimento, que é o que significa o trabalho de vocês para nós”.

A AgriMinas vai até domingo (12), no Expominas (Belo Horizonte).