1º de Maio: Uma jornada de luta e resistência em todo o Brasil

Foto: Guilherme Gandolfi.

Nesta quarta-feira,1° de maio, trabalhadoras e trabalhadora do Brasil, foram às ruas celebrar as conquistas históricas da classe trabalhadora e exigir que suas reinvidicações sejam atendidas. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou de atos em todo país, confira!

São Paulo

No ato unificado em São Paulo, o presidente da CTB, Adilson Araújo, destacou a importância do 1° de maio. ”
“O primeiro de Maio é um momento importante, um momento de reflexão. A classe trabalhadora, os operários em Chicago, em 1986, ganharam as ruas; a motivação principal era exatamente levantar a bandeira da redução da jornada de trabalho para 8 horas. Em pleno século 21, vivemos a chamada modernização, onde trabalhadores, prestadores de serviço por aplicativos, praticam 14, 15, 16 horas diárias; isso é algo desumano e sugere uma analogia ao trabalho escravo. É preciso que nós, ao levantarmos a bandeira das lutas pela valorização do trabalho neste 1º de maio, possamos efetivamente cobrar a redução da jornada de trabalho. É importante salientar a defesa da aplicabilidade da igualdade salarial para homens e mulheres, o pagamento do piso da enfermagem, bem como a correção da tabela de imposto de renda, e fazer valer o fato de que o país possa encontrar o caminho da reindustrialização e, assim, gerar empregos de qualidade e fazer com que o Brasil efetivamente possa ser uma nação cada vez mais competitiva, capaz de desenvolver forças produtivas e ser uma nação próspera, humana e menos desigual.”, disse.

 

Bahia

A CTB Bahia iniciou cedo as comemorações do Dia do Trabalhador em Salvador, no Farol da Barra. O vice-governador Geraldo Junior marcou presença enquanto várias atividades foram realizadas. Às 7h, ocorreu uma corrida de rua do Farol até Ondina e de volta ao Farol, seguida pela entrega de medalhas aos corredores pela presidenta Rosa de Souza e pela dirigente Zezé. Depois, houve um aulão de aeróbica, atividades para crianças e diversos serviços gratuitos oferecidos por secretarias do governo estadual.

“A CTB e as demais centrais definiram por um dia inteiro de ações no Farol da Barra para marcar esse dia especial da classe trabalhadora. Temos que celebrar e, ao mesmo tempo, chamar atenção da sociedade e dos poderes públicos para nossas bandeiras de luta. A presença do vice-governador Geraldo Júnior e do governador Jerônimo Rodrigues, na parte da tarde, mostra o prestígio e a força do movimento sindical”, enfatizou Rosa Souza, presidente da CTB-BA.

Pará

Centenas de pessoas se reuniram na Praça da República, em Belém, para um ato político-cultural promovido por sete centrais sindicais no Dia do Trabalhador. O evento visava apresentar reivindicações por melhores condições de trabalho e vida digna aos paraenses, com o tema “Por um Brasil Mais Justo”, destacando seis bandeiras de luta, incluindo emprego decente e aposentadoria digna.

Cleber Rezende, presidente da CTB-PA, ressaltou a importância do evento, convocado pelo Fórum das Centrais Sindicais, para avançar na garantia de direitos e valorização dos trabalhadores. “Precisamos de mais investimentos para gerar emprego e renda, redução dos juros e investimento em desenvolvimento nacional, gerando oportunidade, reindustrialização e o direito da implementação da lei do salário igual para trabalho igual entre homens e mulheres. É um conjunto de pautas que nós estamos hoje, neste 1º de maio de 2024, defendendo aqui em Belém do Pará, na Praça da República”, pontuou.

Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro, houve ato político unificado no Parque de Madureira, com show do Grupo de Pagode dos Trabalhadores da COMLURB (empresa de limpeza urbana do Rio de Janeiro) e panfletagem, das 10 às 16 horas.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o ato foi no Centro de Belo Horizonte. O foco principal foi a revogação das reformas trabalhista e da Previdência. A Praça Afonso Arinos foi o ponto de encontro dos manifestantes, onde reivindicaram não apenas questões nacionais, mas também a valorização dos servidores públicos no âmbito estadual.

“Nunca nos afastamos das ruas. A classe trabalhadora estar aqui é legítimo, pois só teremos emancipação através da nossa luta”, disse Valéria Morato.

Ceará

Com o tema “Por um Brasil mais Justo”, a marcha dos trabalhadores, que ocorreu na manhã desse 1º de Maio, em Fortaleza, percorreu as principais ruas do Itaperi e da Serrinha conversando com os moradores sobre as pautas mais urgentes da classe trabalhadora. A ação seguiu até a Praça da Cruz Grande, onde a atividade de rua foi encerrada com falas políticas e apresentações artísticas e musicais.

Alagoas

No Dia do Trabalhador em Maceió, sindicatos se reuniram na orla, defendendo direitos trabalhistas e educacionais. Mais de 100 sindicatos participaram, marchando da Pajuçara e demandando o fim da violência contra mulheres, exibindo faixas e bandeiras.

Sergipe

Na manhã deste feriado do Dia do Trabalhador, trabalhadores e membros de movimentos sindicais se manifestaram na Zona Sul de Aracaju. Distribuíram panfletos no cruzamento das avenidas Beira Mar e Murilo Dantas, e depois seguiram em uma caminhada pelas ruas do conjunto Augusto Franco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.