Rosa de Souza destaca força da Fetag-BA e do sindicalismo rural

Foto: Fetag-BA.

Centenas de dirigentes de sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais da Bahia estão reunidos nesta quinta-feira (18), no Conselho de Representantes da Fetag-BA. Realizado no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Itapuã, o encontro faz um balanço das ações políticas e das finanças da Federação.

“É mais um momento de democracia interna e transparência da Fetag, que reúne vários dirigentes sindicais de toda a Bahia, para avaliar as contas da entidade e definir novas ações para a luta no campo. Queremos ouvir as ponderações e sugestões dos nossos sindicalistas para fortalecer ainda mais a nossa luta”, afirmou o presidente da organização, João da Cruz, que entrou uma pauta ao secretário Osni Cardoso.

Convidada para a abertura do evento, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, saudou os dirigentes que compõem a direção da Central e destacou a força da Fetag e do sindicalismo rural no movimento sindical baiano. “Esse Conselho acontece em um novo momento do país, com o presidente Lula, que tem reafirmado o seu compromisso com a classe trabalhadora e o nosso povo. E já implantou várias medidas para reconstruir o Brasil, ouvindo as centrais sindicais e entidades nacionais”, enfatizou.

Rosa reafirmou o compromisso da CTB com a luta para melhorar a vida no campo. “Estamos com a Fetag e os sindicatos por condições dignas para os assalariados e assalariadas rurais. Pelo fortalecimento da agricultura familiar e pela reforma agrária. Pelo direito à terra e ao crédito. Contem com a CTB e a gente conta com vocês para reconstruir o Brasil”, destacou.

FALAS DE APOIO

Os dirigentes da Fetag, Luciana Oliveira (secretária de Finanças), Renilda Santos (secretária de Mulheres), Tico Lisboa (secretário da Terceira Idade) e Cacau Queiroz (secretária de Jovens) destacaram o apoio da entidade para as atividades de suas secretarias e reafirmaram a disposição de seguir contribuindo com a política de sucesso da Federação.

Outros integrantes da mesa, destacaram a importância da Fetag. O deputado estadual Bobô (PCdoB) lembrou das ações do mandato que beneficiaram sindicatos, cooperativas e entidades vinculadas ao campo, e colocou o mandato à disposição. Representando o deputado federal Daniel Almeida (que se recupera de uma cirurgia), dr. Tiago Almeida ressaltou o compromisso do parlamentar com as causas do homem e da mulher do campo, “tão bem representados pela Fetag e os seus sindicatos filiados”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, parabenizou João da Cruz e a diretoria da entidade pelo trabalho. “Estamos de portas abertas para a Federação e os sindicatos. Queremos uma grande mobilização para o Grito da Terra Brasil, em Brasília, para mostrar nossa força e impedir que a extrema-direita coloque seus projetos contra a luta no campo”, destacou.

Diretor de Negócios do BNB, Luis Henrique reafirmou a importância da parceria com a Fetag. “Sob orientação do governo Lula, nosso banco é parceiro de vários projetos com a Federação e sindicatos, que fortalecem a agricultura familiar e melhoram a vida das pessoas no interior. Estamos à disposição para novas ações conjuntas”, frisou.

Informações: CTB-BA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.