Com o grito “o peão voltou!”, a categoria metalúrgica de Volta Redonda e Região comemorou uma importante vitória nesta segunda-feira (15). Graças a uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, a democracia prevaleceu e Edimar Miguel Pereira Leite foi reconduzido à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense.
Foi Edimar quem encabeçou a Chapa 2 – A Hora da Mudança na eleição de julho de 2022. Apoiada pela CTB e pela Fitmetal, a chapa recebeu expressivos 67,1% dos votos, numa clara demonstração de respaldo dos metalúrgicos. Após cinco meses de luta na Justiça, a nova direção assumiu a entidade no final daquele ano.
Sob a presidência de Edimar e com amplo apoio da categoria, o sindicato voltou a ser de luta e a peitar os patrões. Mas, em fevereiro de 2024, uma manobra ardilosa de diretores ligados à CSP Conlutas retirou Edimar do cargo de modo ilegal, traindo a vontade da categoria.
A decisão de devolver o cargo ao presidente foi seguida por outras determinações judiciais, garantindo todos os direitos estatutários e legais a Edimar. É uma vitória da democracia e da CTB/Fitmetal, que recoloca uma das maiores e mais importantes bases operárias do País no caminho da luta e de mais avanços.
Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)
Assis Melo, presidente da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil)
Foto: Diário do Vale