Entre os dias 4 a 6 de abril, foi realizado o 2º Encontro Nacional da Rede CTB, na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, ao todo o evento reuniu 150 inscritos e credenciados de 11 estados brasileiros. No último dia de atividades, sábado (06), os delegados e delegadas do encontro aprovaram a “Carta do Rio de Janeiro”, documento que delineia os encaminhamentos e diretrizes estabelecidos ao longo do evento. Dentre as resoluções, está definido que o próximo encontro será em março de 2025, no estado de Minas Gerais.
O secretário de Imprensa e Comunicação da CTB, Anderson Guahy, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da rede e a ampliação das parcerias com os movimentos sociais de comunicação. “O encontro serviu para darmos um passo à frente na construção da rede, avançar nas nossas parcerias com os movimentos sociais de comunicação, com os movimentos que lutam pela democratização da comunicação e principalmente enraizar melhor a rede nos estados. Conseguimos fechar o compromisso de trabalhar bastante nesse ano em parceria com os estados, para cada vez mais ir implantando a questão colaborativa da nossa rede, fazendo ela crescer. Portanto, o encontro cumpriu os objetivos e agora é bola para frente, trabalhar até o próximo encontro do ano que vem que será em Minas Gerais”, disse Anderson.
“Nós fizemos o encerramento do encontro no sábado, com a leitura da “Carta do Rio de Janeiro”, onde estão todas as diretrizes das redes de comunicação. Foi feita a apresentação de cada estado, do que eles vem fazendo na comunicação, levando em consideração o encontro de comunicação que houve na Bahia no ano passado”, afirmou Ivanilda Brito, secretária adjunta de Imprensa e Comunicação da CTB.
Além disso, os participantes do Encontro sugeriram uma maior atenção da CTB para pautas gerais, como a luta contra a precarização do trabalho, a participação na Conferência de Ciência e Tecnologia (CTI) e na Conferência de Gestão em Saúde. Ressaltaram também a importância de continuar produzindo materiais impressos, pois a batalha de ideias não ocorre apenas nas redes sociais, mas também frente a frente com os trabalhadores. Foram mencionadas algumas propostas específicas, como a realização de filmagens e a produção de materiais com trabalhadores e trabalhadoras da base expressando suas opiniões sobre questões da conjuntura e temas relacionados.
Com a aprovação da Carta do Rio de Janeiro e o engajamento dos participantes, a expectativa é de que a rede CTB continue crescendo e fortalecendo sua atuação em todo o país, promovendo uma comunicação mais democrática, colaborativa, integrada e inclusiva nos estados.
Confira a “Carta do Rio de Janeiro” na íntegra!
CARTA DO RIO DE JANEIRO 1