Lula garante que indústria naval brasileira será recuperada

18.02.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Coletiva de imprensa. Adis Abeba - Etiópia.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Na tarde de terça-feira (2), ao inaugurar as obras de dragagem no canal de São Lourenço, em Niterói (RJ), o presidente Lula fez uma enérgica defesa da recuperação da indústria naval brasileira e da política de conteúdo local.

Prestigiada durante os seus dois primeiros mandatos, a indústria naval nativa teve um notável desenvolvimento à época. Mas, após o golpe de 2016, nos governos Temer e Bolsonaro, o setor sofreu um duro retrocesso em função da política neoliberal de abertura indiscriminada da economia e fim da política de conteúdo local.

Novos postos de trabalho

A orientação nacionalista do governo deve contribuir de forma substancial para resgatar milhares de empregos e fortalecer a categoria metalúrgica, especialmente no Rio de Janeiro.

O presidente contestou as concepções advogadas pelas classes dominantes e pelo neoliberalismo sobre os benefícios advindos da abertura sem regras da economia ao capital estrangeiro.

Ele enfatizou a defesa da política de conteúdo nacional para a construção de navios e sondas de exploração de petróleo, que estimula a produção local em pequenas e médias indústrias, o que não ocorreria com a importação das peças.

“É verdade que pode ser mais barato [a importação], mas a gente não vai gerar emprego aqui, pequenas e médias indústrias aqui. É necessário gerar emprego, que gera renda, que gera consumo e gera desenvolvimento”, comentou.

Foto: Pablo Porciuncula/AFP