A manhã dessa quinta-feira, 28/03, foi marcada pela segunda reunião de negociação da Comissão Bipartite na sede da Secretaria do Trabalho do RS. Representantes de entidades patronais, centrais sindicais e o Secretário do Trabalho, Gilmar Sossella estiveram presentes para discutir o reajuste do Piso Regional.
Guiomar Vidor, presidente da CTB, destacou a importância do piso, que beneficia mais de 1,3 milhão de trabalhadores no Estado, especialmente aqueles desassistidos pelas negociações coletivas e com salários mais baixos. Vidor também mencionou as perspectivas de crescimento econômico e as avaliações positivas das entidades patronais para o próximo período.
Durante a reunião, as centrais sindicais apresentaram uma proposta de reajuste de 8,45%, equivalente ao aumento concedido ao salário mínimo nacional no período de janeiro de 2023 a janeiro de 2024. As entidades empresariais se comprometeram a apresentar indicadores sobre o desempenho da economia e da produtividade, que serão avaliados pela bancada dos trabalhadores.
Uma próxima reunião foi agendada para o dia 02 de abril, às 14h, na sede da Secretaria Estadual do Trabalho, dando continuidade às discussões sobre o reajuste do Piso Regional.
Informações: CTB-RS.