Entre os dias 4 e 6 de abril, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promoverá o segundo Encontro Nacional da Rede de Comunicação da Central, na cidade do Rio de Janeiro. O evento será realizado sindicato dos Comerciários do RJ (SECRJ), localizado na Rua André Cavalcanti, nº33, Lapa, e contará com uma programação diversificada, englobando debates, palestras e momentos de deliberações. Confira a programação e inscreva-se no link!
03 de abril – Quarta-feira
O evento terá início com a chegada das delegações, marcando o primeiro momento de encontro e interação entre os participantes.
04 de abril – Quinta-feira
A abertura oficial do 2º Encontro está agendada para as 9h da manhã, com a presença do Secretário de Imprensa e Comunicação da CTB, Anderson Guahy, da Secretária Adjunta de Imprensa e Comunicação, Ivanilda Brito, e do presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Márcio Ayer.
Em seguida, às 11h, será realizada uma análise da conjuntura nacional, seguida por um debate sobre a conjuntura da comunicação no Brasil, com a participação do coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, e do professor doutor Marcos Dantas, membro do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).
Após o almoço, 14h30, o evento continuará com uma discussão sobre o Projeto de Lei das Fake News, com a presença do relator do PL e deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e das 16h às 18h um painel sobre a democratização dos meios de comunicação, liderado pela jornalista Rita Casaro, secretária de Comunicação do FNDC.
05 de abril – Sexta-feira
Na sexta-feira, a programação começará 9h30 com uma palestra sobre atualizações de algoritmos e mudanças nas redes sociais, conduzida pela jornalista Larissa Gould, responsável por projetos especiais no Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS).
As 11h haverá espaço para que representantes de cada estado compartilhem suas experiências em comunicação.
Após o almoço, 14h30, a tarde será dedicada à comunicação nacional da CTB, com a apresentação do Secretário Anderson Guahy, seguida por discussões sobre os próximos passos para a comunicação dentro da entidade, às 16h. À noite, está programada uma atividade cultural para os participantes.
06 de abril – Sábado
O último dia do Encontro começará 9h30 com o encerramento oficial e encaminhamentos sobre as conclusões e propostas discutidas ao longo do evento. Às 11h, será realizada a aprovação da carta do Rio de Janeiro, documento que consolidará as principais deliberações do encontro.
Após o almoço, 14h30, o espaço estará aberto para reuniões entre os representantes dos estados, visando a continuidade do trabalho conjunto e o fortalecimento da rede de comunicação da CTB.
O segundo Encontro Nacional da Rede de Comunicação da CTB promete ser um espaço de reflexão, troca de experiências e definição de estratégias para potencializar a comunicação dentro da entidade e fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.