Neste dia 22 de março (sexta-feira), é comemorado o Dia Mundial da Água, e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou de atos em defesa da água e contra a privatização, em São Paulo e Santa Catarina.
Falta de acesso à água potável atinge 33 milhões de pessoas no Brasil
No Brasil, cerca de 33 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável, segundo dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil. O dado chama a atenção pelo fato de o país abrigar dois dos maiores aquíferos do mundo – o Guarani, localizado no Centro-Sul do país, e o Alter do Chão, na Região Norte.
A fim de garantir água potável a todos brasileiros, tramita no Congresso Nacional uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que, se aprovada e promulgada, incluirá a água na lista de direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
Ato em São Paulo, mesmo com chuva
Em São Paulo, mesmo embaixo de chuva, os trabalhadores e trabalhadoras da água, esgoto e meio ambiente ocuparam a porta da Câmara Municipal, para comemorar o Dia Mundial da Água, protestar contra o projeto de privatização da Sabesp e alertar a população sobre os impactos dessa proposta para sua vida e das futuras gerações. O ato contou com uma forte participação de diversas lideranças sociais, políticas.
A CTB-SP, marcou presença no ato e informou que a Central está junto na luta contra o projeto privatista de Tarcísio e em defesa dos serviços públicos. “É criminoso esse projeto do governador de São Paulo que agora ganha força com o relatório que está em debate na Câmara. Unidade e resistência neste momento será fundamental. O que está em jogo é a vida das pessoas e o futuro de milhares em nosso estado”, alertou o presidente da CTB São Paulo, Rene Vicente.
Ato em Santa Catarina pela regionalização do Saneamento Básico
Em Florianópolis – SC, o ato foi pela aprovação da PEC 6/2021 e do PLC 040/2023.
“Neste Dia Mundial da Água, o Sintaema-SC segue na luta e nas ruas, conversando com a população e com os deputados sobre a importância da água, esse bem essencial para a vida. Pela aprovação da PEC 6/2021, que tramita na Câmara dos Deputados e busca incluir na Constituição o acesso à água potável como direito fundamental e pela aprovação do PLC 040/2023 na Alesc, que trata da regionalização do saneamento”, disse o
Presidente do Sintaema-SC, Leonardo Lacerda.
“O Brasil precisa universalizar o saneamento, somente com forte investimento público é possível garantir que toda a população brasileira tenha acesso a água potável e ao saneamento básico”, completou Mateus Graoske, presidente da CTB-SC
São Paulo
Santa Catarina
Com informações: Sintaema e Agência Brasil.