Assufba e DCE da UFBA: a luta unificou estudante e trabalhador

A luta nas universidades federais na Bahia unificou estudantes e trabalhadores técnico-administrativos da UFBA. Nesta quarta-feira (13), dirigentes do DCE (Diretório Central de Estudantes) e dirigentes da ASSUFBA realizaram ato conjunto na Reitoria. Um ponto em comum das duas organizações foi exigir mais investimentos na Educação.

Os eixos centrais da greve das técnicas e técnicos da administração da UFBA foram destacados pela ASSUFBA: reestruturação da carreira (PCCTAE) e a recomposição salarial de 2024. O ato teve a cobertura de veículos de imprensa.

“A ASSUFBA sempre esteve atuante na defesa dos estudantes das universidades federais. Além de reivindicar melhores salários e condições dignas de trabalho, sabemos a importância da assistência estudantil e da qualidade de ensino para os universitários. Hoje, nosso ato de greve foi ao lado de vocês, para fortalecer a luta de quem estuda e de quem trabalha na UFBA”, afirmou a dirigente Eliete Gonçalves.

Durante a manifestação, os dirigentes do DEC ressaltaram a importância do anúncio feito pelo presidente Lula, de mais 100 novos institutos federais no Brasil. Mas, exigiram que seja revista a redução no orçamento das universidades federais.

Após o ato, a ASSUFBA e o DCE conduziram uma caminhada até a Praça da Piedade para chamar a atenção da população. Segundo Eliete Gonçalves, os servidores e as servidoras das universidades federais estão em greve de ocupação por tempo indeterminado. “Até que o governo federal dê respostas sobre as demandas da categoria, que precisa de valorização, melhores condições de trabalho e uma Carreira reestruturada”, defendeu.