Na última segunda-feira (11), o Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, em Brasília, foi palco de uma importante reunião entre representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin. A delegação da CTB, liderada pelo presidente nacional Adilson Araújo, apresentou uma série de propostas contidas na nota técnica “Política Industrial a serviço de uma estratégia nacional de desenvolvimento para o Brasil” elaborada em conjunto com o economista, Diogo Santos.
A nota técnica, segundo Adilson Araújo, representa uma “contribuição classista para este debate estratégico para os futuros da nação e da nossa classe trabalhadora”, enfatizando a importância da indústria como catalisadora do desenvolvimento nacional. A reunião contou com a presença de representantes importantes da CTB, incluindo Carlos Muller, Assis Melo, Melquizedeque Flor, Fernando de Oliveira, Andreia Diniz e Diogo Santos, todos com relevantes contribuições para o debate.
Assis Melo, presidente Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FITMETAL), destacou a sensibilidade do ministro Alckmin em relação às sugestões apresentadas, especialmente no que diz respeito às políticas de transporte e creche. Melo ressaltou que, apesar dos desafios enfrentados pelo Brasil, o governo demonstra determinação no fortalecimento da indústria.
Ubiraci Dantas, vice-presidente da CTB, expressou sua satisfação com a reunião, que durou mais de duas horas e meia, destacando a importância de atualizar o arcabouço fiscal para permitir maior investimento e gastos públicos, redução das taxas de juros e aumento dos investimentos públicos em políticas sociais.
Andreia Diniz, secretária de Finanças da FITMETAL (e presidente da FITMETAL simbolicamente no mês de março por conta do mês internacional das mulheres), enfatizou a necessidade do auxílio creche como um direito das crianças, reforçando o papel fundamental das mulheres no setor industrial e destacando os investimentos anunciados pela montadora Fiat Stellantis, impulsionados pela política industrial do governo.
Por fim, Diogo Santos, economista da CTB, ressaltou a importância de uma política industrial como caminho para o desenvolvimento nacional e apresentou propostas concretas para transformar a estrutura produtiva do Brasil, enfrentando as resistências impostas pelo mercado financeiro. Santos enfatizou a necessidade de conquistar os trabalhadores e o povo para a luta pelo desenvolvimento nacional, tornando a política de desenvolvimento um assunto popular.
A reunião foi encerrada com o convite feito pela CTB ao ministro Alckmin para participar como palestrante de uma audiência pública, coordenada pelo Senador Paulo Paim, no Senado Federal sobre a reindustrialização do Brasil, marcada para o dia 22 de abril na Comissão de Direitos Humanos. Este encontro demonstrou um importante diálogo entre o governo e os representantes dos trabalhadores, visando o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento nacional.