Por: André Cintra.
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) vão promover um seminário para debater a Nova Indústria Brasil (NIB). Lançado em janeiro, sob a coordenação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o programa é principal aposta governo Lula para a neoindustrialização do País.
Segundo Ubiraci Dantas, o “Bira”, vice-presidente da CTB e da Fitmetal, o seminário deve ocorrer no Senado Federal, provavelmente em 15 de abril. “A proposta é reunir representantes do empresariado, dos trabalhadores e do governo para debater ações de estímulo à NIB”, afirma o sindicalista.
Na terça-feira (27), para avançar nos preparativos da atividade, Bira se reuniu em Brasília com o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Ele também conversou com o presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Ricardo Capelli, e com a diretora de Economia, Perpétua Almeida. Todos manifestaram apoio à iniciativa.
Seminário deve ocorrer em abril, no Senado
A Fitmetal e a CTB também devem convidar Geraldo Alckmin para o seminário. De acordo com o ministro, a neoindustrialização tem o objetivo de tornar a indústria nacional “mais inovadora, sustentável, exportadora e produtiva”. Além dessas bases, o movimento sindical quer reforçar junto ao governo o compromisso da NIB de gerar empregos de qualidade, com promoção do trabalho decente.