Reeleito presidente da Fetase, Lucivânio de Aragão conduzirá a entidade no quadriênio de 2024 – 2028. A posse reuniu lideranças políticas e sindicais, no último dia 1º de fevereiro, no Centro de Treinamento Sindical Rural (Centresir).
Ainda da Comitiva do SEEB/SE estavam Rosângela de Jesus (Secretária da Mulher); Milton Oliveira (Diretoria dos Aposentados) e Fábio Rodrigues Dória (Conselho Diretivo). “Reafirmamos o nosso compromisso de sindicato classista de estarmos juntos com a luta dos trabalhadores do campo. O ano passado, a secretária da mulher do SEEB, Rosangela de Jesus, teve presença marcante na Marcha das Margaridas, como fizemos em todas as outras edições, dessa Marcha que representa um marco da luta dos trabalhadores brasileiros”, afirmou Adilson Azevedo.
Nos dias 05 de dezembro de 2023, também acompanhados de uma comitiva de dirigentes do SEEB/SE, Adilson Azevedo e Adêniton Santana prestigiaram o ato político de abertura do 6º Congresso da Fetase. O Congresso foi realizado, no Centresir, com o lema: “Reconstruir o Território Rural Sergipano, com unidade, democracia e acesso às políticas públicas, para quem é da terra criar raízes”.
Com uma diretoria que mantém cotas mínimas de 20% de jovens e 50% de mulheres, “a Fetase reafirma o seu compromisso histórico com a democracia, com a justiça social, com os direitos de continuar lutando por terra, melhores condições de vida, de produção e comercialização de alimentos saudáveis, contribuindo com a soberania e segurança alimentar e nutricional do Brasil, com a preservação e conservação ambiental, cultura rural”, afirmou o presidente da Fetase, Lucivânio de Aragão.
O evento contou com 166 delegados e delegadas de 55 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR’s), filiados da Fetase e representantes da Contag, FETAGAL, FETAG-BA, FETARN, FETRAECE, CTB Nacional, Prefeitura de São Cristóvão, Representante de Câmaras de Vereadores, da Assembleia Legislativa de Sergipe, representantes da bancada federal na Câmara dos Deputados e do Governo Federal.
O 6º Congresso, de cunho temático, político e eleitoral, realizou o debate para aprovação da Alteração Estatutária e do Documento Base. O Documento Base, estruturado em Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), Estratégias para a Ação Político-Sindical, Resoluções e Plano de Lutas, para os próximos quatros anos entre os STTR’s e a Fetase. Informações: Seeb-SE.