Baile carnavalesco fortalece convívio entre aposentados (as) e o SEEB-SE

Foto: SEEB-SE.

O tradicional e animado Aposentado Folia mais uma vez congregou aposentadas e aposentados dos bancos públicos e privados, instalados em Sergipe. Mesmo após a aposentadoria, no baile carnavalesco, a turma demonstrou como fundamental a permanência da convivência com o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE). Nesta 14ª edição, a festa foi animada pela “musa do Rasgadinho”, Karla Isabella e aconteceu no Clube do Banese, na última sexta-feira (02).

Café reforçado e dicas de saúde e cultura

Antes do baile, o SEEB/SE ofereceu um café da manhã reforçado e a fonoaudióloga e membro da Coordenação de Tecnologia Sociais e Ambientais da Pró-reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Tereza Raquel Ribeiro deu dicas para ajudar na qualidade de vida, como práticas diárias de meditação, alongamentos físicos e hidratação do corpo, com consumo regular de água. Ela também estimulou a participação dos aposentados (as) em atividades acadêmicas e culturais da UFS. “A UFS é do povo sergipano e tem projetos de extensão voltados para todas as idades, como cursos, programas e eventos culturais gratuitos (música, natação, línguas, etc). Basta seguir o Instagram oficial da UFS, para conhecer e se inscrever nessas atividades”, divulga Tereza Raquel.

Lideranças presentes

O baile também foi prestigiado por representantes de associações de aposentados dos bancos: José Gomes de Amorim (AABNB); José Roberto Alves (ex-presidente da Unei) e Eurípedes Teles de Menezes Júnior (vice-presidente da Associação dos Empregados e Pensionistas da Caixa Econômica-Aea); diretora Financeira as Apcef, Ana Maria e presidente da AFABB, José Souza dos Santos. Ainda estavam no evento a ex-presidenta do Clube do Banese, Ana Lúcia, a Aninha;  representante dos Empregados no Conselho de Administração (Conad/Banese), Luís Alves, o Lula; o presidente do PC do B, Edival Gois; o superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SE), Cláudio Caducha e o presidente da CTB/SE, Adêniton Santana.

Registro histórico

A festa foi aberta pelo presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo e pelo diretor dos Aposentados, Milton de Oliveira. Adilson Azevedo saudou os aposentados (as), denominando-os de ‘juventude com experiência e sabedoria acumuladas’. Ao relembrar a primeira edição do Aposentado Folia, ele reverenciou duas lideranças bancárias falecidas: Américo de Deus (ex-presidente do Clube do Banese) e José Souza (ex-presidente do SEEB/SE).

“Estamos dando continuidade a uma história que precisa ser registrada no seu início. O primeiro Aposentado Folia foi neste Clube, com a participação de dois personagens inesquecíveis: o então presidente do Clube do Banese, Américo de Deus e o melhor sindicalista do Brasil, José Souza. Na ocasião, a pessoa que vos fala era o secretário de Cultura, de Esporte e Lazer do SEEB/SE. Hoje, o Aposentado Folia chegou à 14 edição e certamente ficará nos anais da nossa história”, afirmou Adilson Azevedo.

 

Veja também alguns dos depoimentos de aposentados e aposentadas, compartilhando experiência e destacando o apreço ao Sindicato dos Bancários:

Rita Prata (Banese) “Ingressei no Banese em 1982, trabalhei durante 40 anos e atuei por várias vezes como delegada sindical. Para mim, o Sindicato é tudo de bom, é a nossa segurança na luta por conquista de direitos. Já o Aposentado Folia faz com que retornemos a esse convívio com os colegas. O SEEB é como uma mãe que sempre recolhe seus filhos. Esse evento promove essa felicidade, tudo o que precisamos hoje”.

Eurípedes Teles de Menezes Júnior (Caixa) “Entrei na Caixa em 1974, tenho 23 anos de aposentado e faço este ano 74 anos. Participei mais intensamente do sindicato quando me tornei presidente da Associação dos Aposentados. Depois de quatro anos, agora sou vice-presidente dessa associação. Considero como uma importância sem tamanho e fundamental essas reuniões, em especial o Aposentado Folia, porque a gente rever os antigos colegas de vários bancos”.

Antônio Gomes (Banese) “Estou com 60 anos e a minha aposentadoria foi há cinco anos, em 2018. No SEEB/SE, fui dirigente sindical por três mandatos, na gestão de Souza. O sindicato age tanto para o pessoal da ativa como para os aposentados e com o Aposentado Folia, a categoria permanece unida. É uma festa, uma confraternização importante”.

José Garcia Vieira (Banco do Brasil) “Sou irmão de Paulo Garcia Vieira (ex-presidente do Clube do Banese, da gestão que construiu o clube). Estou com 76 anos e me aposentei em 1996, para mim, o sindicato tem grande importância, porque representa e luta por toda a classe bancária. Só tenho a elogiar, sempre, o nosso sindicato. Como o Aposentado Folia, o sindicato também promove alegria e confraternização, prestigiando a todos nós”.

Ediberto Melo Lima (Caixa) “Completei 85 anos e estou aposentado desde 2019 e considero o sindicato muito importante, porque nos atualiza com informações e pelas festas, que une a gente. Neste Aposentado Folia revi colegas que há muitos não via, inclusive da própria Caixa Econômica”.

José Roberto Alves (ex-presidente da Unei/Caixa)  “Entrei na Caixa em 1978 e me aposentei em 2005 e participar das direções de associações são coisas que a gente faz pelos outros, a liderança que a gente exerce vai servir para ajudar as pessoas e o sindicato dá segurança para defender os trabalhadores e resolver os problemas da categoria. Já o Aposentado Folia promove esse encontro de aposentados, inclusive como colegas de bancos diferentes e não se conheciam.  Neste evento, o sindicato promove esse movimento mais informal na vida da gente, é bom demais”.

Ana Lúcia, Aninha (ex-presidenta do Clube do Banese) “Entrei no Banese em 1983, me sindicalizei na gestão do saudoso Abrahão Crispim e me aposentei em 2019 e desde então, vejo o Sindicato como uma peça fundamental na vida de todos bancários e principalmente para os baneseanos. O sindicato esteve presente em todas as nossas lutas.  E durante o tempo que fui diretora na gestão de Américo e depois como presidente, o sindicato sempre foi um apoio. Já peguei como a primeira presidente mulher, Ivânia, como eu também fui a primeira mulher na presidência do Clube do Banese. O sindicato é e sempre será uma peça importante seja para os aposentados quanto para os da ativa”.

Tânia Cristina Lima da Silva (Bradesco) “Entrei no banco em 1986 e me aposentei em 2017 e vejo o sindicato como uma coisa boa e a gente precisa ajudar a atualizar e dar continuidade ao nosso sindicato. Essa festa é muito boa e os aposentados dos bancos privados precisam participar dessas atividades, eles parecem ser mais reservados do que os colegas dos bancos públicos. Ora, se aposentou e em vez de ficar em casa, assistindo Tv, no WhatsApp, agora é a hora de viver a vida e o sindicato dando essa oportunidade de promover festa e folia, melhor ainda”.

Gerson Dantas (Bradesco) “Estou aposentado desde 2014 e tenho consciência das tantas coisas que o sindicato conseguiu para nossa categoria e lamento que tem gente que fala mal do sindicato. Eu devo muito ao SEEB, eu que vim do banco estatal passei para banco particular e agradeço ao sindicato ter me aposentado. E temos de lutar para que a nossa entidade continue forte e firme, para beneficiar os próprios bancários. E desde que me aposentei, mantenho presença no Aposentado Folia”.

Rosemary Nascimento Oliveira (Banco do Brasil) “A primeira greve da qual participei foi na época em que o presidente do banco era Camilo Calazans. Já estou aposentada, desde 2006, e sei que todas as nossas conquistas só foram possíveis graças ao sindicato. A gente não consegue nada sem o sindicato e mesmo depois de aposentada, conquistamos o anuênio, através da luta do sindicato na Justiça. E apesar de não ser uma foliona, participo do Aposentado Folia porque gosto de estar entre os bancários. Os meus grupos de encontro, pós-aposentadoria, são com pessoas dos mais diversos bancos”.

José Gomes de Amorim (AABNB) “Tenho 75 anos, entrei no banco em 1999 e o sindicato é uma instituição que trabalha em prol dos seus sindicalizados e principalmente em Sergipe, o nosso sindicato tem sido muito dinâmico graças aos presidentes e as equipes que passaram por ele, fazendo o máximo para a categoria. O Aposentado Folia é muito bom, desde o início participo de festa, isso é uma beleza. É uma boa iniciativa que proporciona a gente rever os antigos colegas e alguns da ativa ainda”.

 Por Déa Jacobina ASCOM/SEEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.