O vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Renê Vicente, visitou a sede da Confederação dos Trabalhadores Cubanos (CTC), para prestigiar e parabenizar toda a direção pelos 85 anos de existência, comemorados em 28 de janeiro, e em comemoração ao aniversário de 171 anos do nascimento do revolucionário e poeta cubano José Marti.
Renê Vicente, foi recebido pelo secretário de Relações Internacionais da CTC, Ismael Drullet Pérez. A Central também está organizando o seu 22º Congresso neste ano, organizando os trabalhadores e trabalhadoras cubanos na esfera pública e na iniciativa privada. “É um momento muito importante de comemoração e de fortalecer a luta por um mundo mais justo, menos desigual, de união e valorização da classe trabalhadora”, disse Vicente.
A CTC escreveu sua história na resistência dos trabalhadores e na luta pela libertação de Cuba. Em 23 de janeiro de 1939, iniciou suas sessões o que viria a ser o Congresso Constituinte da Confederação dos Trabalhadores Cubanos (CTC), cuja celebração durou desde essa data até 28 de janeiro.
Depois da vitória da Revolução Cubana, em novembro de 1959 foram eleitos delegados ao 10º Congresso dos Trabalhadores em todos os sindicatos do país, em assembleias gerais limpas, as primeiras da CTC, que passou a ser chamada de CTC-R (Revolucionária).
Dois anos mais tarde, em 1961, mudou seu nome para Central dos Trabalhadores Cubanos. E se mantém fiel ao seu legado, escrevendo ao longo aos anos sua história de luta e resistência, em defesa da classe trabalhadora, por Cuba e contra o imperialismo.