No dia 24 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos e Dia Nacional dos Aposentados, datas marcadas por manifestações e protestos em todo o Brasil. Neste ano, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) desempenhou um papel fundamental, liderando atos em diversas regiões do país.
Em Brasília, a CTB organizou um protesto em frente ao Congresso Nacional, onde centenas de servidores públicos se reuniram para expressar suas demandas e preocupações. João Paulo Ribeiro (JP), secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos, destacou a importância de valorizar aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público.
“Fizemos nosso protesto em frente ao Congresso pedindo ao nosso presidente para que valorize quem fez tudo pelo serviço público, que não pode ser penalizado com reajuste zero e sem nenhuma política salarial, sem negociação coletiva, sem financiamento. Nós não temos nada, e o serviço público vai responder nas ruas, denunciando, mobilizando e, principalmente, se for necessário a partir de março, começar uma forte greve e inviabilizar mais uma vez o serviço prestado por todos os trabalhadores do serviço público. É a CTB na luta em todos os estados, pela dignidade dos trabalhadores”, afirmou JP.
A mobilização também contou com a participação ativa do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis, que expressou seu apoio à causa. Jacira Campelo, secretária geral do sindicato e vice-presidente da CTB-SP, ressaltou a importância de atender às necessidades dos trabalhadores e defendeu as bandeiras da reestruturação das carreiras, da paridade entre ativos e aposentados, da recomposição salarial digna para 2024 e da negociação coletiva para os trabalhadores dos serviços públicos.
“A pandemia da Covid-19 deixou claro que, em um dos momentos mais difíceis enfrentados pela humanidade, foi o serviço público de qualidade quem amparou o povo brasileiro. A valorização do serviço público passa, diretamente, pela valorização dos nossos trabalhadores”, enfatizou Jacira.
Confira como foi os atos em todo país!
Distrito Federal
Minas Gerais
Rio de Janeiro
Ceará
A CTB, através de suas lideranças e representantes sindicais, reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores públicos e continuará a lutar por condições dignas de trabalho, salários justos e reconhecimento do papel crucial desempenhado pelos servidores na sociedade. A mobilização neste Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos é um reflexo da determinação desses profissionais em garantir um serviço público de qualidade para toda a população.