Em seminário dos Comerciários, CTB-BA destaca importância das eleições

Para desenvolver uma campanha salarial vitoriosa, o Sindicato dos Comerciários de Salvador definiu como melhor caminho refletir sobre o cenário atual para organizar as ações. O seminário de planejamento começou nesta segunda (15) e termina nesta terça-feira (16), no Espaço Cultural da categoria.

A importância do planejamento para uma campanha salarial organizada e eficiente foi destacada pelo presidente do Sindicato, Renato Ezequiel. “Com o Dieese, nos preparamos bem para as negociações com os empresários e, coletivamente, definimos as estratégias da campanha. Esse ano, vamos lutar por reajuste salarial com ganho real, pela volta do pagamento do trabalho aos domingos estabelecido na Convenção Coletiva e pela manutenção dos direitos sociais históricos da categoria”, afirmou.

Em sua fala, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, ressaltou o papel importante e estratégico da categoria comerciária na economia de Salvador e da Bahia. “Vivemos um momento político melhor com o governo Lula, mas as negociações exigirão ação firme e unidade dos sindicatos classistas. É grande a possibilidade de ganho real e de recuperar direitos, como o pagamento dos domingos na Convenção Coletiva”, frisou a também presidenta do SintraSuper.  

A dirigente destacou que os sindicatos devem ser protagonistas em um ano eleitoral. “Nossos sindicalistas devem entrar firmes nas campanhas para prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras. Candidaturas do movimento sindical devem ser fortalecidas para que a classe trabalhadora tenha mais representantes na política, ajudando a ampliar nossos direitos”, disse.

CENÁRIO POSITIVO, BOA NEGOCIAÇÃO

O vice-presidente da FEC Bahia, Reginaldo Oliveira, destacou o papel do Dieese para a assessoria dos sindicatos nas negociações. “Além de ações nas lojas e em todos os setores do comércio, precisamos realizar uma boa mesa de negociação e a participação do Dieese tem sido fundamental. A FEC estará junto com os sindicatos nas campanhas salariais deste ano para contribuir com resultados vitoriosos”, destacou.

Coube à supervisora técnica do Dieese, Ana Georgina Dias, apresentar e desvendar os números da economia para o cenário das campanhas salariais. “Sob o governo Lula, o cenário é bem melhor para os sindicatos negociarem e conquistarem ganho real. A valorização do salário mínimo ajuda os demais salários. Em 2024, o reajuste de 6,97% garantiu ganho real de 4,69%, considerando o período de janeiro a dezembro, e 3% considerando os critérios da Política de Valorização do governo”, destacou.

A economista lembrou ainda que a inflação está controlada e caindo, o PIB segue em crescimento e o nível de emprego, também. Além disso, o comércio está reagindo bem, especialmente com as empresas vendendo muito pela internet. “Isso tudo colabora nas campanhas salariais. Dados do Ministério do Trabalho mostram que, em novembro de 2023, cerca de 65,5% das negociações conseguiram reajuste acima da inflação, o que deve prevalecer neste ano”, enfatizou. Com informações da FEC Bahia e CTB-BA.