Nesta quarta-feira (20), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizou o primeiro Encontro Estadual dos Núcleos da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD). O evento aconteceu no Novtel Salvador, no Rio Vermelho, reunindo representantes dos 13 Territórios de Identidade onde a ABTD foi implantada em 2023.
Segundo o titular da Setre, Davidson Magalhães, o encontro ajudou a fazer o balanço das ações da Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente (RABTD), formada pelo coletivo de núcleos da ABTD, e a traçar as ações para 2024. “A rede é um projeto do governo Jerônimo Rodrigues e conta com investimento de R$ 6 milhões. Seu objetivo é difundir o conceito de trabalho decente orientado pelos nove eixos prioritários: erradicação do trabalho infantil; erradicação do trabalho escravo; saúde e segurança do trabalhador; promoção da igualdade da pessoa com deficiência (PcD); promoção de igualdade de gênero e raça; trabalho doméstico; juventude; serviço público e empregos e trabalhos verdes”, pontuou.
Eleito coordenador do Núcleo do Território de Identidade da Região Metropolitana de Salvador, Iglesias Caballero representou a CTB Bahia e destacou a responsabilidade do movimento sindical com o tema. “Toda sociedade deve compreender a importância de termos trabalho decente para todo mundo. Os sindicatos vivenciam cotidianamente os problemas da precarização das atividades em suas categorias. Por isso, a Setre está de parabéns pelas iniciativas que visam melhorar a vida da classe trabalhadora baiana. Terá todo nosso apoio, pois lutamos por um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil, com a valorização do trabalho humano”, enfatizou.
TRABALHO ENRAIZADO
De acordo com a Setre, os núcleos sistematizam contribuições para elaboração de políticas públicas observando as realidades territoriais. Eles reúnem representações de trabalhadores, sindicatos, associações, empregadores, administrações municipais e órgãos parceiros como Ministério Público, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho.
Ao final, Davidson Magalhães lembrou que a RABTD encerra 2023 presente em 13 Territórios de Identidade, abrangendo 188 municípios do estado: Sudoeste (24 municípios), Médio Sudoeste (13), Extremo Sul (13), Costa do Descobrimento (8), Litoral Sul (26), Baixo Sul (15), Metropolitano de Salvador (13), Irecê (20), Piemonte da Diamantina (9), Piemonte do Paraguaçu (13), Bacia do Jacuípe (15), Norte do Itapicuru (9) e Sertão do São Francisco (10).
Com informações da Setre Bahia e CTB-BA