Com o tema “Temos muito a conquistar”, o Sindsaúde Bahia iniciou, nesta sexta-feira (15), o 12º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Estado. No Fiesta Hotel, em Salvador, cerca de 250 delegados e delegadas debatem, até este sábado (16), temas como o cenário político, a luta pelo piso da enfermagem, defesa do SUS, concurso público e carreira, entre outros.
“A presença de 250 colegas, da capital e das mais diversas cidades e regiões do interior mostra a força da nossa categoria e do nosso Sindicato. Durante esses dois dias, vamos refletir sobre os futuros desafios e planejar as ações que ajudarão a vencê-los. Essa gestão está preparada para seguir avançando e organizando os profissionais da saúde no estado para novas conquistas”, afirmou a presidenta do Sindsaúde Bahia, Ivanilda Brito, que é secretária de Imprensa da CTB Bahia.
Em sua saudação, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou a importância da categoria e o papel do Sindicato. “Temos orgulho em ter o Sindsaúde em nossas fileiras, ajudando a fazer a luta da classe trabalhadora. Seguimos juntos e firmes na luta pela reconstrução do Brasil com o governo Lula, pela valorização dos servidores e dos serviços públicos. Contem, sempre, com o apoio da nossa Central”, enfatizou.
Para a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), o Sindsaúde chegou aos 34 anos construindo uma trajetória de lutas e resistência. “Vocês travam uma luta gigante em defesa do SUS e da saúde. E temos novos desafios, como fortalecer a carreira, garantir o cumprimento da lei do piso da enfermagem e valorizar as profissões no setor. A saúde é um direito inalienável do povo brasileiro”, disse.
CENÁRIO PROPÍCIO
Representando a CTB Nacional, Pascoal Carneiro ressaltou o novo cenário para as lutas sindicais. “O governo estabeleceu a política de valorização do salário mínimo, que ajuda as campanhas salariais das categorias, e retoma programas sociais importantes. Os profissionais da saúde merecem maior valorização e esse cenário é propício para grandes lutas”, frisou.
O coordenador geral da Assufba e secretário de Serviços Públicos da CTB Bahia, Renato Jorge, destacou o papel de Ivanilda Brito à frente do Sindsaúde. “A luta garantiu o piso da enfermagem em lei, mas não podem governos e municípios burlar a legislação para definir o valor base”, pontuou, reafirmando o compromisso da CTB com as pautas dos servidores públicos.
Falando pela FESPEBAHIA, o coordenador da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, reforçou a importância da solidariedade na luta. “Nossa federação surge, justamente, para contribuir com a unidade na ação das entidades que representam as diversas categorias de servidores. O Sindsaúde terá sempre o nosso apoio”, afirmou.