Nesta quinta-feira (07) de dezembro, a Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), junto com o Movimento VAT – Vida Além do Trabalho, vai realizar uma grande ação de panfletagem e diálogo com a classe trabalhadora, mobilizando pelo fim da jornada 6×1.
A CTB convoca todos e todas para lutar pelo fim dessa escala abusiva. São 6 dias trabalhados por semana distante dos filhos, sem investir na própria formação, sem acesso a cultura, longe da família e os únicos amigos possíveis são os que também vivem doando sua vida para o trabalho!
PORQUE SER CONTRA A JORNADA 6 x 1
Lutar pela redução da jornada de trabalho não é uma novidade para a CTB-RJ. Nossa Central sempre defendeu a redução de jornada sem redução de trabalho como o caminho para as relações de trabalho.
Uma jornada menor, além de gerar mais empregos com novos turnos, gera mais qualidade de vida e permite um ambiente saudável sem as inúmeras doenças de trabalho que se multiplicam dia após dias.
A Jornada 6×1 é uma jornada extremamente abusiva, doa 6 dos 7 dias da semana do trabalhador em regime exaustivo, que afasta o trabalhador de sua família, de seus projetos pessoais, do acesso a cultura, esporte e lazer e até mesmo prejudica o acompanhamento médico regular.
A jornada 6×1 impõe uma carga horária abusiva e prejudica a vida do trabalhador e da trabalhadora com o comprometimento da sua saúde, bem-estar e relações familiares. Além disso, a escala 6×1 aumenta os riscos de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, estresse, depressão, ansiedade e síndrome de burnout.
Basta! Somaremos força nessa tarde com o VAT – Vida Além do Trabalho e vamos fazer essa luta, pra valer! A Vida além do Trabalho é um direito da classe trabalhadora e já passou da hora de ser pautada no Brasil a redução da jornada de trabalho.
Serviço
Assine a petição online do VAT pelo fim da Jornada 6×1, a CTB-RJ apoia essa iniciativa!
Acesse o link abaixo e não deixe de compartilhar com familiares, amigos e companheiros(as) de trabalho!
https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR135067
Leia o Artigo da Secretária de Comunicação da CTB-RJ, publicado em Outubro, sobre esse tema em nosso portal. Acesse o link abaixo e compartilhe!
Informações: CTB-RJ.