Em reunião do Comitê Global de Práticas Aceitáveis da ITF que ocorre em Santiago no Chile, nesta quinta-feira (07), durante sua intervenção nas discussões sobre cadeias logísticas, o presidente da Conttmaf denunciou a utilização intensiva de navios registrados em bandeiras de conveniência pela Petrobras na cadeia logística de petróleo e gás brasileira.
A operação em águas nacionais de mais de uma centena de navios em condições laborais, de segurança, saúde e meio ambiente inferiores às praticadas na bandeira brasileira, sem assegurar aos trabalhadores de outras nacionalidades as mesmas garantias e proteções legais que são asseguradas aos trabalhadores nacionais resulta em dumping laboral dos trabalhadores locais. Absurdamente, essa situação é praticada pela maior empresa do Brasil, cujo controle pertence ao Estado brasileiro.
Carlos Muller solicitou que a Petrobras seja incluída no plano de atuação internacional da ITF que busca mapear e combater condições injustas para os trabalhadores em transportes e responsabilizar os administradores que favorecem a continuidade dessa situação. “Os padrões que eles (navios de bandeiras de conveniência) têm para segurança e meio ambiente são muito baixos, não comparáveis com os de navios operados em navios arvorando bandeira brasileira. Obviamente, segurança tem um alto custo e não é justo para ninguém que isso continue. Então, desejamos melhorar nosso trabalho com o ITF para impedir que a Petrobras continue nessa condição”, disse.
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Informações: Conttmaf