Com uma grande homenagem a antigos dirigentes que foram fundamentais para seu fortalecimento, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe realizou um ato festivo na sexta-feira (24), no Clube Espanhol, na Orla de Salvador, para comemorar os seus 55 anos de fundação, completados no dia 16 de novembro.
O evento contou com a participação de dirigentes de todos os sindicatos filiados, que reforçaram mais uma vez a importância da unidade construída entre as entidades da Bahia e Sergipe, para a garantia dos direitos da categoria.
Os cinco últimos ex-presidentes da Federação também prestigiaram a comemoração: Euclides Fagundes (1991-1997), Álvaro Gomes (1997 – 2000), Everaldo Augusto (2000 – 2003), Eduardo Navarro (2003 – 20090 e Emanoel Souza (2009 – 2018) fizeram questão de saudar os 55 anos da entidade.
Em sua saudação, o presidente da Feebbase, Hermelino Neto, ressaltou a importância de celebrar os 55 anos da Federação, todas as lutas e conquistas. “Foi um evento maravilhoso, que fez justiça ao homenagear os diretores e diretoras que no passado também contribuíram pelo fortalecimento da entidade. Destaco também a relação próxima da FEEB com os sindicatos e o elevado grau de unidade que consolidamos nos últimos anos”.
Justas homenagens
Este ano, a Feebbase homenageou com a entrega de uma placa de agradecimento seis ex-dirigentes, que tiveram atuação destacada para o crescimento da entidade, sendo cinco deles oriundos da gestão de 1991, que teve Euclides Fagundes como presidente e marcou a mudança de rumo da Federação, na defesa dos direitos da categoria, dos trabalhadores em geral e da democracia.
Foram homenageados os ex-diretores: Carmerino Prates dos Santos, Paulo Roberto Nolasco Farias, José Carlos Oliveira de Carvalho e Eliezer Ferreira dos Santos, além das ex-diretoras- Lúcia Guedes Rios, que foi representada por Graça Gomes, e Ivânia Pereira da Silva Teles, que se licenciou recentemente para assumir um cargo na Secretaria da Presidência da República, em Brasília.
Saiba um pouco mais sobre os homenageados:
Carmerino Prates dos Santos foi diretor da Federação de 1991 à 2015. Neste período foi segundo Secretário, diretor de Formação e conselheiro Fiscal.
Carmerino Prates dos Santos foi diretor da Federação de 1991 à 2015. Neste período foi segundo Secretário, diretor de Formação e conselheiro Fiscal.
Carmerino dos Santos recebe a placa do ex-presidente da Feebbase Eduardo Navarro
Paulo Roberto Nolasco Farias foi o diretor responsável pela Tesouraria da Federação por três mandatos entre 1991 e 2000.
Paulo Nolasco recebe a placa do ex-presidente da Feebbase Euclides Fagundes
José Carlos Oliveira de Carvalho foi diretor da Federação entre 1991 e 2012. Neste período foi segundo tesoureiro e integrou a diretoria executiva suplente.
José Carlos recebe a placa do presidente do Sindicato de Irecê Carlos Alberto Bezerra e do ex-presidente da Feebbase Emanoel Souza.
Lúcia Guedes Rios foi diretora da Federação entre 1991 e 2009. Durante este período foi primeira Secretária e diretora de Assuntos para Mulheres.
Lúcia não pode participar da festa e foi representada pela diretora do Sindicato da Bahia Graça Gomes.
Graça recebe a placa por Lúcia Guedes entregue pelo atual vice-presidente da Federação José Antônio dos Santos e o ex-presidente da Feebbase Álvaro Gomes.
Eliezer Ferreira dos Santos foi diretor da Federação por 43 anos. Começou na gestão 1975 e seguiu até 2018. Neste período foi suplente da diretoria, diretor executivo efetivo, vice-presidente, secretário geral, diretor de Políticas Sindicais e diretor de Relações Institucionais.
Eliezer recebe a placa do atual presidente do Sindicato de Feira, Eritan Machado, e da ex-presidenta Sandra Freitas.
Ivânia Pereira da Silva Teles é diretora da Federação desde 1994 e se licenciou agora para assumir um cargo na Secretaria da Presidência da República. Neste período, foi diretora suplente, diretora para Assuntos do Trabalhador, diretora de Relações Institucionais e diretora para Assuntos Sócios Econômicos.
Ela também está licenciada da presidência do Sindicato dos Bancários de Sergipe
Ivânia recebe a placa dos presidentes dos sindicatos de Sergipe, Adilson Azevedo; da Bahia, Augusto Vasconcelos e da Feebbase, Hermelino Neto.
Com informações: Feebbase.