Nessa madrugada (31) uma ação policial clandestina e ilegal da Polícia Militar levou mais de 30 pessoas em situação de rua de Itajaí até a divisa de Balneário Camboriú.
Imagens que circulam na internet mostram as pessoas caminhando em fila indiana pela BR-101, escoltadas por pelo menos sete viaturas. De acordo com relatos que chegaram até a Assistência Social de Balneário Camboriú, a ação da polícia foi truculenta, utilizando-se de ameaças e da força, com uso de cassetetes, para expulsar os moradores da cidade.
A CTB-SC manifesta seu repúdio as práticas higienistas cometidas pela Polícia Militar de Itajaí. Problemas sociais se resolvem com políticas públicas de assistência social, com garantia de acesso e direitos, com humanidade; não com violência, criminalização da pobreza e “limpeza” social.
A vulnerabilidade não é um problema que pode ser simplesmente transferido para outras cidades. O Governador do Estado e o Comando da Polícia devem explicações para a sociedade e os envolvidos devem ser investigados e punidos. Informações: CTB-SC.