Nesta segunda-feira, 30 de outubro, as comissões de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público e de Saúde e Saneamento, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizam uma audiência pública com o tema “Piso da Enfermagem e a Valorização da Carreira”.
O debate, cheio de emoções e verdades centrado nas reivindicações da categoria que atua no âmbito da administração estadual, acontece, neste momento no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Alba. Proponente da audiência pública, o deputado Hilton Coelho (PSol) explica que um dos pontos da reunião é mostrar formas de ação para a aplicação da Lei 14.434/2022, além de ratificar o entendimento da categoria — servidoras e servidores públicos da enfermagem vinculados à Sesabe ao REDA — de que a gratificação por incentivo de desempenho (GID) não pode ser componente para alcançar o piso salarial.
Além do Dep. Hilton Coelho, a Dep. Olívia Santana, o Dep. RobinsonAlmeida, a Dep. Federal Alice Portugal, diversos diretores e presidentes de sindicatos e a presidente do SindsaúdeBahia, Ivanilda Brito, ao lado da diretora Dart Clair, Maria Leonor e Joana Evangelista.
De acordo a fala da presidente do SindsaúdeBa, Ivanilda Brito, essa audiência é muito importante. “Somos uma família, deram valor aos servidores públicos da enfermagem durante a Pandemia, mais somos muito fundamentais para desenvolvimento do Estado e para economia, a base do fortalecimento para políticas públicas, além disso, sem a enfermagem a saúde vira um caos, coisa que não queremos. O Piso é lei e não podem mexer na GID, por isso, esse coletivo precisa unir ainda mais força e vamos juntos conseguir nosso Piso para os ativos e principalmente os aposentados”, pontuou Ivanilda. Informações: Sindsaúde.