CTB reforça apoio ao SINTRACOM-BA em campanha salarial

Neste sábado (21), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (SINTRACOM-BA) deu início à Campanha Salarial 2023-2024 com o seminário de planejamento da campanha unificada, que envolve os sindicatos do interior (vários dirigentes participaram da atividade pela plataforma ZOOM).

E a palavra de ordem está em sintonia com o novo Brasil governado por Lula: “Reconstruir o País é gerar mais empregos com melhores salários”. O presidente da entidade, Carlos Silva, destacou o foco da luta. “Mantemos nossa tradição de planejar o grande momento da categoria que é campanha salarial. Como assinamos uma Convenção Coletiva de dois anos, focaremos no reajuste e nas cláusulas econômicas. Vamos firmes conquistar um aumento digno dos operários e operárias da construção”, afirmou.

Dirigente do SINTRACOM e da CTB Bahia, Raimundo Brito reafirmou o compromisso da Central com as lutas na construção civil. “Tenham certeza que a CTB estará participando das atividades, fortalecendo a nossa campanha para mais uma vitória dos nossos sindicatos”, enfatizou.

Sem poder estar no seminário, a coordenadora técnica do Dieese Bahia, Ana Georgina, gravou um vídeo mostrando os números recentes da economia e da construção civil. “Além da inflação em baixa e boa projeção do crescimento da economia, o retorno das grandes obras e do Minha Casa Minha dinamizará o setor”, mostrou.

CENÁRIO POSITIVO

O presidente da FETRACOM-BA, Edson Cruz, ressaltou a importância das mobilizações nas cidades. “Essa campanha unificada nos ajuda negociar com mais força. Com o governo Lula, vemos o emprego crescer e os reajustes salariais estão melhores. Será um ano eleitoral e nós precisaremos, também, eleger prefeitos e vereadores comprometidos com a classe trabalhadora”, lembrou.

Para a presidenta da FLEMACOM (Federação Latino Americano Caribenha no ramo da Construção, Madeira e Material de Construção), Lúcia Maia, o planejamento é essencial. “Com ele, definimos melhor as ações para termos uma campanha salarial vitoriosa. O momento é bom com o governo Lula, mas temos que lutar. Só assim, os patrões nos respeitam”, destacou.

Entre os dirigentes que atuam no interior, José Nilvato lembrou que a Convenção Coletiva resolve questões imediatas importantes, mas é na política que se resolve temas como moradia, saúde e educação. Por isso, nossa categoria e os sindicatos precisam participar da luta política na sociedade”, enfatizou. CTB-BA.