Nesta segunda-feira (16), a Assembleia do O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Barcarena e Abaetetuba (Sinticomba-PA) chegou ao seu desfecho, marcando uma importante vitória para os trabalhadores do setor. As pautas reivindicadas pelos trabalhadores foram aprovadas, representando um avanço significativo para a categoria.
O principal destaque da assembleia foi a aprovação da data-base e da pauta de reivindicação, que inclui um reajuste de 4% para a categoria. Considerando que a inflação era de 3,53%, no período, os trabalhadores conquistaram ganho real em seus salários. Cleber Rezende, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Pará (CTB-PA), comentou sobre essa conquista: “Tivemos hoje a assembleia do Sinticomba-PA, que aprovou a data base, pauta de reivindicação, de 4% de reajuste na categoria, a inflação era 3,53. Então tiveram ganha real acima da inflação. E na as verbas relacionadas alimentação, café etc, chegou a um reajuste de 55% acima do que era, sendo uma conquista da luta dos trabalhadores e da determinação classista do Sinticomba e sua diretoria”, frisou Cleber.
A luta dos trabalhadores não se resumiu apenas aos salários, mas também incluiu melhorias nas verbas relacionadas à alimentação e outros benefícios. Houve um reajuste de 55% nessas verbas, proporcionando aos trabalhadores uma melhoria significativa em seu padrão de vida.
A assembleia, foi marcada pela determinação e persistência dos trabalhadores, que conseguiram alcançar ganhos melhores do que nos anos anteriores. Roberto Feitosa, presidente do Sinticomba-PA, expressou sua satisfação com a vitória: “Finalizamos a nossa assembleia, onde passamos pouco mais de dois meses, nessa luta, pra aprovar a data-base e saímos vitoriosos dessa luta, tivemos ganhos melhores do que nos anos anteriores, e a categoria dos trabalhadores da construção civil saiu vitoriosa esse ano, e estamos felizes nessa vitória que tivemos no ano de 2023”, disse o presidente do Sinticomba-PA.
“Se alguma coisa precisar ser reparada, procure o Sinticomba-PA que irá tomar as medidas cabíveis para as empresas que estiverem perseguindo o trabalhador”, disse o Dr. João Victor, Assessor Jurídico do Sinticomba.
“Agora vamos fechar o acordo e na terça-feira (17), que será homologado em audiência no Tribunal Regional do Trabalho junto a desembargadora que estava mediando as negociações”, finalizou Cléber.