Após a Ford e o Governo da Bahia assinarem o contrato de reversão da unidade para o Estado, a empresa chinesa BYD confirmou a instalação de sua fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A cerimônia está prevista para a próxima segunda (9) e contará com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin; o Ministro da Casa Civil, Rui Costa; o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o fundador e CEO Global da BYD, Wang Chuanfu; e CEO BYD Américas, Stella Li.
Quem celebra é o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari. “A instalação da montadora abre um novo ciclo para a região, pela retomada dos empregos na indústria e a geração de renda, para nossa categoria e diversos segmentos da economia local. A capacidade tecnológica que será instalada representa uma mudança no perfil do operariado metalúrgico da região. Nossa expectativa é que esses novos tempos contribuam para a reversão do quadro crítico do parque metalúrgico no Estado. A reindustrialização é determinante para um crescimento econômico sustentável. Caminhamos para uma nova etapa tecnológica na Bahia. São muitas expectativas e o futuro é construído com sonhos e muito trabalho”, afirma Evandro Florentino, presidente da entidade.
Para Júlio Bonfim, dirigente do sindicato e da CTB Nacional, a vinda da empresa é uma construção com a participação do Sindicato no Comitê de Relações de Fomento à Indústria, criado pelo governo estadual. “É essencial para cobrir os prejuízos com a perda de quase 8 mil empregos. Cerca de 90% daqueles trabalhadores e trabalhadoras estão desempregados. A BYD aqui significa a possibilidade de recomeço para essas pessoas. A empresa já está contratando para algumas funções. É uma conquista da entidade que se consolida com a implantação da pedra fundamental no dia 9. Estaremos lá, firmes e fortes”, destaca.
O funcionamento das unidades da BYD será no mesmo complexo que operava a Ford. Segundo a gigante chinesa, serão investidos R$ 3 bilhões para a construção e a expectativa é de que sejam gerados 5 mil postos de trabalho nos próximos anos. A empresa vai produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato. Na primeira fase, a capacidade é estimada em 150 mil unidades ao ano, mas poderá chegar a 300 mil veículos. Com informações: CTB-BA.