O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, afirmou que “desconfia” do real interesse da governadora Raquel Lyra com os servidores do Metrô do Recife. O sindicalista reagiu a uma fala da governadora de Pernambuco durante reunião com a bancada de deputados federais e senadores do Estado, na último quarta-feira (16), em Brasília (DF).
“O governo precisa definir o destino dos servidores. O governo federal precisa garantir a incorporação desses servidores ao quadro de funcionários do governo federal, diferentemente do que aconteceu em Minas Gerais”, disse a governadora.
Luiz Soares esteve em Brasília e afirma que conseguiu avanços na pauta dos Metroviários, que insistem em manter o Metrô do Recife sob o comando do Governo Federal. “Governadora Raquel Lyra, já faz muito tempo que solicitamos reunião com vossa excelência, mas até o momento não foi marcada. Preocupar-se com os trabalhadores é defender o metrô público, com qualidade para atender a população de Pernambuco”, afirmou Luiz.
Dirigentes do Sindicato realizaram uma reunião nesta quinta-feira (17), com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo; com o secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti e com a secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kelly Mafort.
“Governadora, não venha prejudicar nossa luta pelo metrô público. Quem, de fato, está preocupado com a recuperação do metrô e na defesa dos trabalhadores é o nosso sindicato”, afirmou Luiz Soares.
RETIRADA DO PND
O secretário Marcus Cavalcanti do Programa de Parcerias de Investimentos apresentará, no dia 25 de agosto, uma minuta para retirada da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) do PND (Programa Nacional de Desestatização).
“Marcus Cavalcanti nos garantiu que apresentará uma minuta para retirada da CBTU do PND. Ele também garantiu que, no período de um ano, o Metrô não será privatizado. Os estudos pela requalificação do Metrô Recife continuarão a ser feitos pelo BNDES. Estudos pela recuperação, sim”, relatou Luiz Soares.
Luiz Soares também levou apresentou os resultados da reunião na Assembleia dos trabalhadores, que ocorreu na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Além dessas informações, também foi informada sobre a pauta do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), e que o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, ficou de agendar uma reunião com ministra da Gestão de Lula, Esther Dweck, para tratar do ACT dos Metroviários de Pernambuco, bem como, reunião do presidente dos Metroviários com a ministra da Gestão.
Informações: BLOG JC.