A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro, entidade representativa do sindicalismo classista e que defende a democracia e os direitos da classe trabalhadora, repudia com toda sua força o Projeto de Lei 1451/2023, de autoria do Deputado Estadual Alan Lopes, que acaba com a eleição para direção das escolas públicas estaduais no Rio de Janeiro.
Que interesses norteiam o deputado a ir contra o próprio Plano Nacional de Educação, que é claro na defesa de uma gestão democrática como pilar para uma educação pública de qualidade? Porque o parlamentar, que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, ao invés de se debruçar sobre os enormes desafios que enfrenta a educação pública em nosso estado, se ocupa em legislar para diminuir a democracia e a participação nas instituições de ensino?
Consideramos absurda a justificativa do referido PL, onde o deputado culpabiliza e criminaliza todos os professores e professoras que já exerceram ou exercem a função de direção, demonstrando mais uma vez que o presidente da Comissão de Educação é na verdade inimigo da educação e dos educadores.
Nossas escolas não são balcões de negócios e não permitiremos que a escolha de diretores vire moeda de troca política! A CTB-RJ e sua base social estão a postos para ocupar ruas, redes e fazer toda luta necessária para impedir esse retrocesso!
Em defesa da democracia, não ao PL 1451/2023!
Rio de Janeiro, 15 de Agosto de 2023
Paulo Sérgio Farias
Presidente da CTB-RJ