Nesta sexta-feira (4), profissionais de enfermagem das redes federal, estadual e municipal do Rio voltaram às ruas para mais um ato unificado pelo pagamento do piso salarial. Desta vez, a manifestação acontecerá em frente ao prédio do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), na rua México, 128 – Centro), a partir das 11h. O ato foi uma “descomemoração” pela vergonhosa situação do piso, que na sexta-feira vai completar um ano, desde sua criação, sem que tenha sido implementado.
Um grande bolo de dois metros de comprimento foi cortado para lembrar a epopeia que tem sido a luta pelo piso. Após o corte do bolo no DGH, os profissionais da enfermagem foram em passeata até o Outeiro da Glória, onde vão participar de um ato ecumênico.
Na última quarta (2), em Brasília, foi formalmente instalada a Mesa de Negociação de Greve nos hospitais e institutos federais vinculados ao Ministério da Saúde. A reunião teve participação de dois dirigentes do Sindsprev/RJ e nela os representantes do governo manifestaram concordância com pautas como pagamento do adicional de insalubridade segundo laudo emitido em 2017 pelo Ministério da Saúde, instalação de mesa setorial específica do Rio de Janeiro e instalação de mesa específica para discussão de uma carreira da enfermagem visando ao enquadramento dos auxiliares como técnicos, entre outros pontos.
Chegou-se a um consenso sobre o encaminhamento de proposta do governo para apreciação da assembleia dos trabalhadores da rede federal do Rio. Em linhas gerais, o governo propõe que, durante a greve, 100% da enfermagem trabalho nos CTIs e que 50% do efetivo trabalhe nos demais serviços. Até o próximo dia 7 de agosto a proposta deverá ser formalizada.
Informações: Sindsprev-RJ