Em 9 de agosto, Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, a a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado, da Bahia (SINTRACOM-BA) e a Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (FETRACOM-BASE), promoverão atividades de reflexão, prevenção, segurança e saúde no trabalho, a partir das 7 horas, no canteiro de obras da Rua Sapucaia, no Horto Florestal, em Salvador.
A atividade contará com as seguintes presenças: SINTRACOM-BA Presidente Carlos Silva; FETRACOM-BASE presidente Edson Cruz; TRT 5 Juízas do Trabalho Drª Rosimeire Lopes Fernandes (aposentada) e Drª Adriana Manta da Silva; SRTE Fiscais do Trabalho Flávia e Lidiane; CESAT DVAST Letícia Nobre e Gildete Britto; MPT Procurador Luiz Barbosa; FORUMAT; FLEMACOM presidenta Lúcia Maia; CTB presidenta Rosa Souza; PCdoB Jerônimo Silva; parlamentares deputada estadual Olívia Santana, vereador Augusto Vasconcelos; deputada e deputado federais Alice Portugal e Daniel Almeida (PCdoB).
A Lei nº 9.064/2016, de Salvador, que instituiu o 9 de agosto como o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais é uma conquista da luta dos trabalhadores (as) do ramo da CONSTRUÇÃO CIVIL junto com o SINTRACOM-BA.
A data lembra o acidente de trabalho que provocou a morte de nove operários da construção, ocorrido no dia 9 de agosto de 2011, no início da manhã, quando um elevador a cabo despencou do 25º andar de um prédio que estava sendo erguido pela construtora Segura.
As vítimas foram os trabalhadores Antonio Elias da Silva, Antonio Reis do Carmo, Antonio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, Jairo de Almeida Correia, José Roque dos Santos, Lourival Ferreira, Manoel Bispo Pereira e Martinho Fernandes dos Santos. Presentes para sempre em nossa memória!
Antes da tragédia, no dia 12 de julho de 2011, o SINTRACOM-BA lançou a campanha “Um Passo Pela Vida – Xô Acidentes de Trabalho na Construção”, alertando para os riscos de acidentes de trabalho nos canteiros de obras.
9 de agosto – Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho
(Lei Municipal de Salvador 9064/2016).
A luta continua!