A Secretaria de Saúde do Trabalhado e Segurança no Trabalho da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Rio de Janeiro (CTB-RJ), Dani Moretti, assumiu nessa terça-feira, dia 1º, a presidência do Conselho Estadual de Saúde (CES-RJ), um espaço importante e estratégico na luta em defesa do SUS e da saúde da classe trabalhadora.
O Conselho Estadual de Saúde tem uma função estratégica na promoção da participação e do controle social na gestão da saúde no estado do Rio. Como os outros conselhos, o CES foi instituído através da Lei nº 8.142/90 que visava aumentar a participação popular nas políticas públicas.
Entre as atribuições dos Conselhos de Saúde estão Definir políticas e prioridades da saúde; Fiscalizar o uso de recursos financeiros, humanos e materiais do sistema de saúde; Avaliar e fazer deliberações a respeito dos planos de saúde; Formular estratégias de saúde pública na esfera em que o conselho está inserido; Avaliar ou opinar sobre convênios e outras questões de saúde.
Conversando com o Portal CTB-RJ, Dani Moretti comentou sobre o desafio de presidir esse conselho:
“Assumo essa tarefa para pensar na saúde do trabalhador, na saúde da população. Ocupo a presidência do Conselho Estadual de Saúde representando uma central sindical classista, que considera a participação social um dos pilares de uma sociedade democrática e livre. Nossa gestão será focada em garantir o acesso à saúde com a redução da burocratização que envergamos hoje tanto no serviço de saúde público, quanto no privado”, disse Dani.
Informações: CTB-RJ