Com o senso de oportunidade aguçado, a diretora de Finanças e Convênios do Sinpojud e dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Bahia (CTB-BA), Maria José (Zezé) solicitou audiência com a presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, em Brasília. O encontro aconteceu durante a visita da ministra ao Fórum Rui Barbosa, em Salvador.
Segundo Zezé, o objetivo é discutir o andamento de alguns processos que envolvem servidoras e servidores filiados ao sindicato. “A presidente do STF foi muito solícita em conversar conosco. Ela se prontificou em negociar uma data para conversarmos sobre processos que dizem respeito aos nossos filiados e filiadas. Tão logo tivermos resposta dos agendamentos, vamos representar, como sempre representamos os servidores e servidoras do judiciário baiano”, disse a dirigente, que estava acompanhada pelo diretor de Comunicação, Tiago Pascoal.
Na capiatal baiana, Rosa Weber também visitou o Complexo Prisional da Mata Escura, onde participou de roda de conversa com detentos e de um casamento coletivo entre pessoas da unidade prisional. A magistrada anunciou que será retomada no Supremo ainda no mês de agosto a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, que trata da violação de direitos humanos no cárcere.
A presidenta do STF esteve ainda em comunidades quilombolas, onde ouviu diversos líderes da comunidade sobre suas preocupações. Uma das reivindicações foi a garantia de liberdade religiosa, já que as religiões de matrizes africanas sofrem preconceito. A ministra recebeu relatos dos altos índices de violência contra negros.
Informações: Sinpojud