A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representada pelo secretário adjunto de Políticas Sociais, Esportes e Lazer da CTB, Carlos Rogério Nunes, teve uma participação significativa na reunião da comissão executiva da articulação dos Comitês Populares, realizada na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na última sexta-feira (07). Durante o encontro, o dirigente Sérgio Nobre, presidente da CUT e o professor universitário Valério Arcary, do PSOL, apresentaram uma análise da conjuntura atual.
Ficou definido que será realizado um mutirão de ações nos dias 28 a 30 de julho, visando intensificar as mobilizações e conscientização em relação às pautas defendidas pelos Comitês Populares. Essa iniciativa busca ampliar a visibilidade e o alcance das reivindicações, envolvendo a participação ativa de diversas organizações e movimentos sociais.
Além disso, foram estabelecidas algumas resoluções importantes para fortalecer a atuação dos Comitês Populares. A primeira delas foi a unificação dos comitês em torno de um eixo central, que é a luta pela queda da taxa de juros e a demanda de afastamento de Campos Neto, presidente do Banco Central. “O mutirão é um em que os sindicatos, as associações e organizações populares vão as ruas falar com a população para debater as propostas de governo popular e entre as propostas está a queda da taxa de juros, é lógico que tem outras propostas, mas a gente vai centrar fogo na queda da taxa de juros e tirar esse presidente do Banco Central que é um sabotador do desenvolvimento do país”, disse Carlos Rogério.
Outra medida importante é a criação de uma comissão específica para acompanhar a atuação dos Comitês Populares nos estados. Essa comissão, que será eleita posteriormente, terá como objetivo fortalecer a troca de informações, a articulação entre os diferentes comitês regionais e ações conjuntas, de forma a potencializar os impactos das lutas em nível nacional.