Com Lula no 2 de julho, CTB exalta importância da Bahia para o Brasil

O domingo na Bahia teve um toque especial na celebração do bicentenário do 2 de julho, que consolidou a Independência do Brasil. Milhares de pessoas e entidades da sociedade civil percorreram as ruas do Centro Antigo de Salvador com suas mensagens inspiradas nos heróis e heroínas da data maior da Bahia. Mais uma vez, a população presenciou manifestações populares, fanfarras, decorações belíssimas nas fachadas de casas e prédios.

Além de secretários de Estado e das ministras Margareth Menezes (Cultura) e Anielle Franco (Igualdade Racial), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e sua esposa Tatiana Velloso tiveram a companhia do presidente Lula (PT) e sua esposa Janja. Eles desfilaram em carros abertos e, à tarde, seguiram ao Campo Grande para solenidade de hasteamento das bandeiras e entrega de flores ao caboclo.

CTB BAHIA PRESENTE

Como sempre, os movimentos sociais e entidades sindicais marcaram presença com suas bandeiras de luta. Com a palavra de ordem “2 de julho, 200 anos: a Bahia sempre mudando o Brasil”, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Bahia (CTB-BA), liderou a participação dos sindicatos classistas. 

“Em 1823, o povo baiano livrou o Brasil das tropas portuguesas e ajudou a consolidar a nossa independência. 200 anos depois, foi a Bahia que livrou o País de seguir com um governo fascista, contribuindo decisivamente para eleger Lula presidente. E já podemos ver que estamos trilhando outro caminho, com a economia se recuperando e várias políticas sociais sendo retomadas para melhorar a vida da classe trabalhadora e da população em geral”, afirmou a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza.

Acompanharam o bloco da Central sindicalistas representantes de várias categorias e entidades, como APLB, Assufba, Bancários, Comerciários, Construção Civil, Fetag, Médicos, Metalúrgicos, Petroquímicos, Sindibeb, Sinposba, Sindsaúde, Sindseps, Sinpojud, SintraSuper, Sintel, Sintest, telefônicos e Rodoviários.

Informações: CTB-BA.