O conjunto de partidos e organizações de orientação política de esquerda, popularmente chamado de Foro de São Paulo (FST), está atualmente realizando o 26º encontro em Brasília, desde o dia 29 de junho até 2 de julho. Durante a reunião, eles estão debatendo diversos assuntos, incluindo a busca por maior integração entre os países latino-americanos e caribenhos governados por líderes com ideologias esquerdistas e progressistas. Renê Vicente, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), está representando a Central no evento.
Renê Vicente, falou sobre os pontos discutidos no encontro. “ O XXVI Foro de São Paulo, se reúne em Brasília para discutir os desafios dos governos progressistas na América Latina, e como avançar na organização política da classe trabalhadora junto a uma integração solidária dos países latinos. Sempre em busca de um desenvolvimento ecologicamente sustentável e socialmente justo, que traga uma melhor condição de vida para os povos, provendo as necessidades básicas dos trabalhadores e trabalhadoras nas áreas de educação, cultura, moradia, transporte e mudando a forma de organização social”, disse o vice-presidente.
A motivação para o encontro no Brasil foi influenciada pela eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, desde o início do novo governo, tem buscado fortalecer os laços com as nações do continente, inclusive com o governo de Nicolás Maduro.
Foro de São Paulo
O Foro de São Paulo reúne partidos e movimentos políticos de esquerda latino-americana para debater as pautas convergentes. Em seu site oficial, o Foro de São Paulo, criado em 1990 na capital paulista, afirma que seu objetivo é “construir a integração dos países, proteger a natureza, povos e soberania, além de lutar contra o neoliberalismo na região”.
Confira a programação no link: https://forodesaopaulo.org/programa-preliminar-xxvi-encuentro-del-fsp/