Com o tema “Por uma categoria forte na reconstrução do Brasil”, os petroleiros baianos finalizaram seu XII Congresso na noite deste domingo (18), em Salvador. Na pauta principal, a urgência para a recuperação de direitos retirados nos últimos seis anos, pelos governos Temer e Bolsonaro.
“A vitória de Lula é o revigoramento da luta da classe trabalhadora. Nosso congresso debateu temas como a retomada do crescimento econômico e da felicidade do povo brasileiro. A categoria estará firme nas lutas convocadas pelas centrais sindicais para consolidar esse novo Brasil, com a valorização do trabalho”, afirmou Jailton Andrade, diretor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Bahia (CTB-BA).
Presente no ato, a vereadora de Lauro de Freitas, Luciana Tavares (PCdoB), destacou o papel da classe trabalhadora na atualidade. “A luta das trabalhadoras e dos trabalhadores vai fazer diferença nesse novo cenário. A gente já mostrou isso elegendo o presidente Lula. A categoria petroleira tem força para contribuir. Contem com a CTB e com o nosso mandato”, enfatizou.
A categoria, também, reafirmou a luta pela reestatização das unidades da Petrobrás e elegeu como uma das prioridades o fim dos equacionamentos da Petros, das cobranças abusivas da AMS e do combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
O congresso debateu temas como a conjuntura política e econômica do Brasil; a diversidade e o combate às opressões no mundo do trabalho; os retrocessos e avanços no Sistema Petrobrás; e perspectivas para trabalhadores do setor privado de petróleo.
Informações: Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Estado da Bahia (Sindipetro).